Atenção concentrada e memória operacional em professores de escola pública e privada

Autores

  • Nelsione Carla Gonçalves
  • Regina Yoko Nomiyama Lima
  • Leandro Kruszielski
  • Plínio Marco de Toni

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.079.AO04

Palavras-chave:

Cognição, Memória, Atenção, Planejamento, Professores

Resumo


As funções executivas são alvo de muitas pesquisas no Brasil e estão relacionadas à capacidade do sujeito em realizar ações voluntárias, planejadas e organizadas. Considerando essa pers¬pectiva, o objetivo desta pesquisa foi investigar as funções cognitivas de memória operacional, planejamento e atenção concentrada em 65 professores do ensino fundamental, sendo 35 de escola particular e trinta de escola pública, ambas em Curitiba. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram a Figura Complexa de Rey e o teste de Atenção Concentrada (AC). Verificou-se uma correlação positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de erro no teste AC. Notou-se uma diferença estatística significativa entre os dois grupos no tipo de cópia. Considera-se que o planejamento é importante para os docentes, pois todos precisam elaborar, ordenar e preparar os conteúdos a serem ministrados, organizar o tempo de aula e também do ano letivo. Por meio do teste t de Student observou-se uma diferença significativa entre as variáveis, cópia e memória da Figura de Rey, e entre as variáveis, acerto e erro do teste AC. Levantaram-se várias hipóteses para tentar explicar este panorama, mas são necessárias novas pesquisas para comprová-las.

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Como Citar

Gonçalves, N. C., Lima, R. Y. N., Kruszielski, L., & Toni, P. M. de. (2014). Atenção concentrada e memória operacional em professores de escola pública e privada. Psicologia Argumento, 32(79). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.079.AO04

Edição

Seção

Artigos