Aprendizagem nas organizações: Uma (re)visão
Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional, Relações interpessoais, ReflexividadeResumo
O objetivo do presente artigo é contribuir para a compreensão do processo de aprendizagem organizacional, a partir do exame dos principais referenciais teóricos que abordam o tema e,por fim, valorizar um processo reflexivo que considere a aprendizagem sob premissas que destaquem não apenas os aspectos objetivos e funcionais, mas, principalmente, como processo erigido por premissas estruturais, relacionais e políticas definidoras do contexto de aprendizagem.Nesse sentido, o referencial predominante defende que o desafio da aprendizagem organizacional se impõe sempre que a resposta a uma dada situação organizacional, vivenciada como problemática, exige que os atores que irão participar conjuntamente na busca de soluções construam uma representação compartilhada desta situação. Desafio que, para ser adequadamente enfrentado, requer intenso processo de trocas intersubjetivas com vistas à construção de sentidos comuns. Entretanto, a aprendizagem organizacional é predominantemente valorizada como um processo que visa ao aumento da eficácia, medida por indicadores objetivos, sem que as características estruturais ou relacionais sejam adequadamente valorizadas.Ao término do texto, busca-se a valorização da aprendizagem organizacional como construção relacional que possibilita aos sujeitos a participação em determinado contexto e que busca definir, inclusive, as percepções possíveis aos atores sociais.
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