Relações de saber/poder no discurso de trabalhadoras cooperadas: relato do percurso metodológico
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO17Palavras-chave:
Método. Relações de saber/poder. Economia solidária.Resumo
A produção do conhecimento no campo das Ciências Humanas e Sociais possibilita (re)construções teórico-metodológicas, considerando as diferentes visões de mundo que permeiam a relação entre os sujeitos. No que se refere às experiências relacionadas ao “mundo do trabalho”, as práticas ligadas ao movimento de economia solidária têm ganhado destaque, sendo alvo de constantes estudos. Dada sua heterogeneidade, desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de compreender como se constroem as relações de saber/poder em uma cooperativa de costureiras inserida nesse movimento. Fruto do estudo, o presente artigo pretende apontar algumas reflexões sobre as possibilidades de o caminho metodológico adotado se constituir como uma estratégia qualitativa de pesquisa. Foram utilizados como procedimentos de pesquisa a observação participante ao cotidiano de trabalho, com registro em diário de campo, e a realização de grupos focais, a partir da fotografia. Os discursos das trabalhadoras foram analisados com base na Análise de Discurso. Como resultado, constatou-se que as relações cotidianas de trabalho são construídas num constante jogo de forças e contradições, revelando-se como um emaranhado de situações que vinculam, simultaneamente, formas de sujeição e laços afetivos. Estes garantem não só novos modos de gestão do trabalho que se aproximam da economia solidária, mas também a manutenção de velhas práticas enraizadas ao capitalismo. Conclui-se que, no percurso da investigação, o arsenal metodológico adotado constituiu-se como um valioso instrumento de pesquisa, capaz de possibilitar a compreensão do conjunto de enunciados presentes no discurso das trabalhadoras, considerando suas condições de produção.Downloads
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Publicado
2017-11-24
Como Citar
Girelli, S., Chalfin Coutinho, M., & Prado Filho, K. (2017). Relações de saber/poder no discurso de trabalhadoras cooperadas: relato do percurso metodológico. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO17
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