RELAÇÃO ENTRE ESCOLHA PROFISSIONAL, VOCAÇÃO E NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luiz Ricardo Vieira Gonzaga Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Marilda Emmanuel Novaes Lipp Doutora, professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO10

Palavras-chave:

Escolha profissional. Vocação. Adolescentes. Estresse.

Resumo

A escolha profissional se constitui como um processo contínuo composto de decisões tomadas ao longo de vários anos da vida. Deve-se considerar que a escolha é multifatorial, confirmando sua complexidade. Esses fatores dominam as preocupações de adolescentes antes da tomada de decisão, sendo que o processo decisional com a proximidade da escolha da profissão pode desencadear sintomas de estresse. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre escolha, vocação e estresse em estudantes na fase de escolha profissional. Para isso foram avaliados 37 adolescentes, grupo constituído de 23 mulheres (62,16%) e 14 homens (37,84%), com idade média de 16 anos, que responderam ao Questionário de Busca Autodirigida (SDS), o Inventário de Sintomas de Stress (ISSL) e o questionário de autoavaliação profissional. Os resultados in¬dicaram que 72,97% da amostra tinham estresse. Na análise, referente à congruência entre a tipologia profissional avaliada pelo Self-Directed Search e a escolha profissional do candidato, foi apontada uma percentagem de 56,76% para congruência e 43,24% para incongruência. Foram encontradas diferenças significativas ao se comparar a congruência entre a escolha e vocação com o gênero dos participantes, sendo que as mulheres apresentaram menor con¬gruência entre a escolha e perfil vocacional. Pode-se concluir que as inúmeras variáveis que influenciam o desenvolvimento sociocognitivo do jovem podem se tornar agentes estressores na escolha profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Ricardo Vieira Gonzaga, L., & Emmanuel Novaes Lipp, M. (2017). RELAÇÃO ENTRE ESCOLHA PROFISSIONAL, VOCAÇÃO E NÍVEL DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO10

Edição

Seção

Artigos