SAVOIR-FAIRE FEMININO E SUA APROPRIAÇÃO PROFISSIONAL PELO OLHAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7479Palavras-chave:
Determinações sócio-históricas. Magistério. Enfermagem. Relações de gêneroResumo
A inserção de mulheres no setor produtivo é multifacetada: enquanto algumas se aventuram em profissões consideradas “masculinas”, amplo contingente de trabalhadoras ainda procura guetos femininos, como o magistério e a enfermagem. O objetivo deste artigo foi realizar uma análise, sob a ótica das relações de gênero, do movimento sócio-histórico inerente a essas duas profissões, desmistificando algumas tramas naturalizantes e biologizantes que enredam as trabalhadoras. O acesso das mulheres à enfermagem e ao magistério foi historicamente condicionado pela domesticidade das suas relações. Em seus cotidianos, essas profissionais vivenciam“lugares híbridos”, cujas atividades produtivas se apoiam no savoir-faire transmitido intergeracionalmente no espaço reprodutivo, incluindo atividades práticas e inter-relacionais.Tais saberes e fazeres não produzem mais-valia e são depreciados econômica e socialmente,pois a lógica capitalista desconsidera que a força de trabalho só se mantém e reproduz a partir do consumo dos valores de uso e das relações interpessoais aí estabelecidas. Desvalorizar uma profissão por ser desenvolvida principalmente por mulheres e assemelhar-se aos saberes tácitos desenvolvidos no âmbito doméstico é uma deturpação que assenta no sexo dos sujeitosa valorização profissional. É preciso realizar um contradiscurso e considerar os setores produtivo e reprodutivo indissociáveis, pois ambos representam diferentes facetas do calidoscópioda experiência humana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Diogo, M. F. (2017). SAVOIR-FAIRE FEMININO E SUA APROPRIAÇÃO PROFISSIONAL PELO OLHAR DAS RELAÇÕES DE GÊNERO. Psicologia Argumento, 30(71). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.7479
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.