PERFIL SOCIOPROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EAD (ENSINO A DISTÂNCIA) EM NATAL (RN)

Autores

  • Alda Karoline Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Camila Costa Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO07

Palavras-chave:

EAD. Professor. Atividade profissional.

Resumo

O objetivo do estudo foi realizar um mapeamento socioprofissional dos professores que atuam na Educação a Distância (EAD) em duas instituições de ensino superior da cidade de Natal (RN), com intuito de analisar o impacto que a entrada do professor na EAD produz em sua atuação docente. Foi realizado um mapeamento e análise documental. As análises estatísticas descritivas e inferenciais do mapeamento contemplaram uma amostra de 70 participantes, sendo 28 homens e 41 mulheres. 65,7% dos participantes estavam vinculados à instituição pública e 30% à instituição privada; 31,4% tinham o grau de mestre, 28,6% eram doutores e 26,3% de especialistas. 54,3% exerciam a função de tutor a distância, e 44,3% eram professo¬res regentes. Após análise descritiva multidimensional de clusterização, foi detectada a exis¬tência de dois grupos (tutor a distância e professor regente), e as variáveis mais importantes de distinção foram: função, titulação, renda, atividades desenvolvidas e forma de ingresso na EAD. A existência destes dois grupos permitiu demonstrar dois modelos de EAD distintos, ten¬do em vista concepções de ensino e o papel do professor. Nessa segmentação, percebe-se que alguns modelos de EAD tendem a centralizar a figura do docente como único ator, apontando¬-se também que o alargamento do leque de atividades não necessariamente está atrelado a uma concepção mais ampliada de educação, e que o domínio de competências técnicas amplia as competências pedagógicas. Pelo fato de a EAD ser recente, na era da tecnologia da infor¬mação, esse tipo de educação demanda das instituições um aperfeiçoamento de processos de ensino-aprendizagem, tendo em vista os aportes desse novo ambiente de trabalho.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Karoline Lima da Silva, A., Tarcísio da Rocha Falcão, J., & Costa Torres, C. (2017). PERFIL SOCIOPROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EAD (ENSINO A DISTÂNCIA) EM NATAL (RN). Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO07

Edição

Seção

Artigos