A PSICOLOGIA DO AMOR: VINTE ANOS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol..argum.32.s02.AO12Palavras-chave:
Amor. Psicologia do amor. Relações amorosas. Relacionamentos íntimos.Resumo
Embora a pesquisa em psicologia do amor no âmbito internacional tenha crescido muito nas últimas décadas, não se tem dados sistematizados que revelem o estado da produção nacional neste assunto. Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão integrativa das publicações científicas sobre esse tema no Brasil. Este tipo de investigação sumariza os artigos de pesquisas e constrói conclusões globais acerca da produção de literatura em um tópico específico em um determinado período de tempo. O presente projeto se concentrou em resgatar os estudos que foram desenvolvidos na abordagem da Psicologia Social experimental. A partir das bases de dados on-line SciELO, IndexPSI e LILACS, foram recuperados e analisados 17 estudos brasileiros publicados em periódicos nacionais no período de 1991 a 2010. As publicações foram classificadas quanto aos procedimentos técnicos adotados nas investigações: revisões teóricas (3), pesquisas descritivas/correlacionais (8) e estudos psicométricos (6). Reproduzindo o cenário da pesquisa internacional, o modelo teórico e os instrumentos de medida criados por Sternberg (1986, 1998) foram mais abordados nos artigos. Além da análise do conteúdo das publicações, notou-se considerável atraso na abordagem dessas teorias e modelos do amor no Brasil. Por outro lado, foi observado um crescimento expressivo do interesse pela psicologia do amor entre os pesquisadores nacionais nos últimos anos (140% maior do que à década anterior). Possivelmente, isso esteja relacionado à evolução dos programas de pós-graduação stricto sensu nesses 20 anos no país. Contudo, em termos absolutos, ainda representa uma produção muito pequena, se comparada a de outros países.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Augusto Evangelho Hernandez, J., Gomes Plácido, M., Louise de Araujo, A., Victor Castro Neves, F., & Amara da Conceição Bruno de Azevedo, C. (2017). A PSICOLOGIA DO AMOR: VINTE ANOS DE ESTUDOS CIENTÍFICOS NACIONAIS. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.s02.AO12
Edição
Seção
Artigos
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.