Bullying na perspectiva de adolescentes que cometeram ato infracional

Autores

  • Thiago Osório Comis
  • Aline Cardoso Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.AO06

Palavras-chave:

Bullying. Vitimização. Comportamento infrator.

Resumo

A violência entre pares tem sido considerada há muito tempo um significante problema social com consequências potencialmente sérias para agressores e vítimas. Assim, o impacto do bullying pode ser devastador, visto que os perpetradores podem desenvolver comportamento antissocial e as vítimas podem até cometer suicídio. O objetivo deste estudo foi investigar o fenômeno bullying em adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Foi realizada uma entrevista com cinco adolescentes, de 16 a 17 anos, que cumpriam medida socioeducativa de liberdade assistida. Entre os resultados destaca-se que todos já haviam se envolvido em algum episódio de bullying, tendo assumido o papel de agressor, vítima ou testemunha, e demonstrando flexibilidade dos papéis no fenômeno. Os jovens não apresentaram clareza sobre o que é o bullying, contudo, estavam cientes dos danos causados por essa violência. Programas de intervenção nas escolas que favoreçam a comunicação entre os jovens, os professores e as famílias, o esclarecimento sobre o bullying e suas consequências, bem como a construção de estratégias efetivas de enfrentamento do fenômeno são necessários.

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Publicado

2013-11-24

Como Citar

Osório Comis, T., & Cardoso Siqueira, A. (2013). Bullying na perspectiva de adolescentes que cometeram ato infracional. Psicologia Argumento, 31(75). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.AO06

Edição

Seção

Artigos