APOSENTADORIA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ENCONTRO POSSÍVEL PARA OS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Autores

  • Jacqueline de Oliveira Moreira PUC-Minas
  • Flávia Moreira Barroca de Barros Universidade Federal de Viçosa
  • Jose Mauricio da Silva PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol..argum.32.s02.AO11

Palavras-chave:

Aposentadoria. Trabalho. Professor Universitário. Idoso

Resumo

Investigar as concepções e posições frente à aposentadoria nos parece urgente, considerando o crescente aumento da população de idoso no Brasil. Este estudo pretende refletir sobre a aposentadoria, uma vez que o indivíduo aposentado, inserido em uma sociedade que idolatra o trabalho e a produção, pode sentir a perda do trabalho como a perda do próprio sentido da vida. Objetiva-se, portanto, revelar os significados da aposentadoria para os professores universitários a partir dos dados levantados na pesquisa “Aposentadoria e Velhice bem-sucedida: Estudo de caso com professores universitários da PUC Minas”, financiada pelo CNPq e pelo FIP da PUC-MG. Para isso, aplicamos um questionário em 40 professores universitários e analisa¬mos os dados utilizando o programa de análise de dados SPSS e constatamos que o trabalho se apresenta como uma atividade essencial, como fonte de realização pessoal em que os sujeitos pesquisados obtêm prazer/satisfação e gratificaçãoes. Concluímos que a continuidade no tra¬balho após a aposentadoria pode ser pensada a partir do bem-estar proveniente da natureza do trabalho e do ambiente em que se encontraram.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

de Oliveira Moreira, J., Moreira Barroca de Barros, F., & Mauricio da Silva, J. (2017). APOSENTADORIA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ENCONTRO POSSÍVEL PARA OS PROFESSORES DE UMA UNIVERSIDADE CATÓLICA. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.s02.AO11

Edição

Seção

Artigos