RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA BUSCA DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores

  • Juracy C. Marques

Palavras-chave:

Vida acadêmica, Sucesso, Desempenhos, Carreira.

Resumo

Eficiência e eficácia são examinadas no dinamismo das relações interpessoais, tendo em vista o
sucesso da instituição. São apresentadas teorias sociocognitivas, como fundamentos explicativos
de como ocorre o conhecimento e a compreensão de nós mesmos e dos grupos sociais a que
pertencemos, seja nos grupos de trabalho, seja nas perspectivas dos projetos de carreira que
singularizam os indivíduos no emaranhado das interações e desafios que a realidade impõe. São
analisados três pequenos textos que, produzidos em um grupo de pesquisa, revelam instâncias da
realidade institucional em suas práticas cotidianas. São examinados problemas de falta de
comunicação, medos e ressentimentos que impedem o livre fluxo de um trabalho eficiente,
obscurecendo a avaliação da eficácia, seja dos empenhos individuais, seja dos resultados
gradativamente alcançados. Apontam-se os desgastes do medo da concorrência e das ameaças de
perda do emprego, num mercado flutuante, sujeito a mudanças muitas vezes imprevisíveis. Destacase
a autoconfiança, a criatividade e a inovação como pontos positivos na superação de barreiras
grupais e institucionais. Na discussão, ressaltam-se algumas conclusões mostrando o quanto idéias
e sentimentos individuais, em meio às discussões e trabalhos das equipes, contribuem para a
tessitura que dá consistência ao desenvolvimento das pessoas e da própria organização nas
instituições de ensino.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

C. Marques, J. (2017). RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA BUSCA DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Psicologia Argumento, 25(50), 313–321. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20425

Edição

Seção

Artigos