IMPLICAÇÕES DA ÁREA DAS BIOMÉDICAS NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA O SUS

Autores

  • Neuza Maria de Fátima Guareschi
  • Denise Santos Machry
  • Carolina dos Reis
  • Gisele Dhein
  • Thais Bennemann

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6137

Palavras-chave:

Currículo. Psicologia. Profissional de saúde. SUS. Formação em Psicologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre o currículo em Psicologia, buscando demonstrar como a formação neste campo de conhecimento se apresenta para atender à demanda colocada pelo Ministério da Saúde de formar profissionais para o SUS. Primeiramente, foi feito um mapeamento das grades curriculares de seis cursos de Psicologia do Estado do Rio Grande do Sul. Apoiando-se em materiais bibliográficos sobre a criação e desenvolvimento dos cursos de Psicologia, identificamos três possíveis eixos de disciplinas que remetem direta ou indiretamente às temáticas da saúde. Neste artigo, apresentamos a análise e discussão somente sobre o eixo que denominamos Área das Biomédicas. Realizamos uma análise das ementas, conteúdos e bibliografias dos programas das disciplinas que propõem o estudo da Área das Biomédicas. A análise desses materiais fundamenta-se na literatura que discute os princípios, diretrizes e concepção de saúde propostos pelo SUS: no princípio da integralidade, nas transformações do conceito de saúde, e na distinção entre saúde pública e saúde coletiva. A partir da análise dos programas das disciplinas, emergiram três enfoques temáticos sobre os quais organizamos a discussão: Sistemas Orgânicos, Genética e Psiquiatria.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Guareschi, N. M. de F., Santos Machry, D., dos Reis, C., Dhein, G., & Bennemann, T. (2017). IMPLICAÇÕES DA ÁREA DAS BIOMÉDICAS NA FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO PARA O SUS. Psicologia Argumento, 30(70). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.6137

Edição

Seção

Artigos