Influência de estímulos visuais na escrita de escolares do ensino fundamental

Autores

  • Maria Silvia Cárnio Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil
  • Bárbara Carrico Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil
  • Karen Barros Ribeiros Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP)
  • Aparecido José Couto Soares Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.079.AO05

Palavras-chave:

Educação. Redação. Avaliação. Escolares. Escrita.

Resumo

No ensino da Língua Portuguesa, a produção de texto escrito é muito importante por ser uma atividade discursiva que possibilita ao estudante se expressar por meio de uma sequência escrita organizada. Dessa forma, faz-se necessário investigar o desenvolvimento da produção textual de escolares bem como quais elementos podem favorecer o seu aprimoramento. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de estudantes de 2ª série (3º ano) do Ensino Fundamental de escola pública. Métodos: Foram sujeitos deste estudo 24 escolares sem queixa de alterações na escrita, de ambos os gêneros, estudantes da 2ª série (3º ano) do Ensino Fundamental. Os sujeitos foram solicitados a realizar duas produções escritas, com base em quatro figuras em sequência lógico-temporal e em uma figura de ação. As produções escritas foram analisadas segundo as Competências Comunicativas (Linguística, Genérica e Enciclopédica), adaptadas em protocolo por estudo brasileiro. Análise dos resultados: Na Competência Genérica houve predomínio da narração como tipologia do discurso. No que se refere à Competência Enciclopédica e Linguística não foram encontradas diferenças entre as produções escritas, tanto para a figura de ação quanto para as figuras em sequência. Considerações finais: os estudantes de séries iniciais apresentaram produções simples , com uso predominante do gênero narrativo, talvez por ser o mais ensinado no contexto escolar; e pouco domínio das competências enciclopédica e linguística. Portanto, a produção escrita não foi influenciada pelo tipo de estímulo visual apresentado, uma vez que o escrever ainda é uma tarefa difícil para esses escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Cárnio, M. S., Carrico, B., Ribeiros, K. B., & Soares, A. J. C. (2017). Influência de estímulos visuais na escrita de escolares do ensino fundamental. Psicologia Argumento, 32(79). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.079.AO05

Edição

Seção

Artigos