TRIAGEM EM CLÍNICA ESCOLA: ESTUDOS DAS DIVERSAS PRÁTICAS

Autores

  • Edmundo Rinolino Magalhães Flores Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Janari da Silva Pedroso Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO01

Palavras-chave:

Triagem. Clínica-escola. Psicologia.

Resumo

O processo de triagem é considerado a porta de entrada do atendimento psicológico por diversos autores. Na clínica de Psicologia da Universidade Federal do Pará não é diferente. Ele de¬monstra brevemente o que se deve esperar de um acompanhamento, tanto da perspectiva dos que atendem quanto dos que a procuram. Este artigo teve por objetivo descrever o processo de triagem na clínica-escola de acordo com a compreensão dos profissionais que supervisionam os atendimentos. Para isso, foram feitas entrevistas com dois supervisores e um coordenador. Os encontros foram transcritos e analisados a partir das categorias finalidade, dificuldade e procedimento, referentes aos conteúdos mais relatados nas entrevistas. Os resultados apontam para um déficit no procedimento realizado de acordo com a abordagem teórica utilizada, o que por vezes prejudica atendimentos futuros. Além disso, a utilização da triagem é justificada por sua convergência aos objetivos da clínica. Portanto, estudos sobre esta temática são de grande importância para justificar e aprimorar uma prática tão recorrente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Magalhães Flores, E. R., & Pedroso, J. da S. (2017). TRIAGEM EM CLÍNICA ESCOLA: ESTUDOS DAS DIVERSAS PRÁTICAS. Psicologia Argumento, 32(78). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO01

Edição

Seção

Artigos