INCLUSÃO E CEGUEIRA: Encontros na escola regular

Autores

  • Luara Fernandes França Lima
  • Marcia Morais

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiência, Subjetividade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo pensar as práticas de inclusão de jovens com deficiência visual na escola regular. A partir da contribuição teórica de Michel Foucault, compreende-se a anormalidade e a deficiência como conceitos engendrados numa construção histórica por meio de práticas e discursos que produzem sujeitos. Refere-se à corrente de pensamento inaugurada por Félix Guattari para entender a concepção de produção de subjetividade como forças em jogo. A pesquisa foi desenvolvida numa escola regular inclusiva, situada no Rio de Janeiro. Com entrevistas e grupos de discussão com alunos, professores e funcionários, foi possível fazer o desenho de algumas forças que ali se conectam na perspectiva de construção da inclusão. A política de inclusão implementada no Brasil em 2001 através do Plano Nacional de Educação do Governo Federal faz daquele espaço palco de “encontros mistos” entre cegos e videntes, colocando em cena diversas concepções acerca da cegueira. A partir disso procura-se pensar as relações que surgem neste contexto e de que modo o manejo desses encontros pode se constituir como a produção de um coletivo potente e inclusivo.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Fernandes França Lima, L., & Morais, M. (2017). INCLUSÃO E CEGUEIRA: Encontros na escola regular. Psicologia Argumento, 27(59). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20237

Edição

Seção

Artigos