Possíveis contribuições da psicologia para a educação sexual em contexto escolar

Autores

  • Ana Flora Müller Moura
  • Ana Paula Pacheco
  • Cauê Fantin Dietrich
  • Andréa Vieira Zanella

Palavras-chave:

Sexualidade. Educação sexual. Parâmetros Curriculares Nacionais. Psicologia escolar. Perspectiva histórico-cultural.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a reflexão, a partir de uma experiência de estágio curricular, das possíveis contribuições da psicologia para a efetivação das propostas apontadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCN, referentes ao trabalho de orientação sexual no contexto escolar. Sendo assim, realizou- -se um trabalho de intervenção psicológica em uma escola estadual de Santa Catarina com estagiários em psicologia escolar do curso de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho teve como base as contribuições de Vygotsky e outros autores correlatos que desenvolveram estudos a respeito das relações entre desenvolvimento e aprendizagem. Nesse contexto escolar específico foi feita uma análise do modo como a temática sexualidade vinha sendo abordada nas turmas de ensino fundamental dessa escola. Percebeu-se o despreparo dos profissionais em educação para lidar com o tema, bem como a necessidade de uma formação complementar adequada para o desenvolvimento deste trabalho.[#]

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Moura, A. F. M., Pacheco, A. P., Dietrich, C. F., & Zanella, A. V. (2017). Possíveis contribuições da psicologia para a educação sexual em contexto escolar. Psicologia Argumento, 29(67). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20217

Edição

Seção

Artigos