“VIVÊNCIAS EM CONTEXTOS COLETIVOS E SINGULARES ONDE A MÚSICA ENTRA EM RESSONÂNCIA COM AS EMOÇÕES”

Autores

  • Patrícia Wazlawick

Palavras-chave:

Significados e sentidos, Significação musical.

Resumo

Este trabalho de pesquisa objetivou estudar os significados e sentidos expressos nas narrativas que os jovens
constroem sobre sua história de relação com a música. Foram entrevistados três jovens com idade entre 20
e 23 anos, estudantes do primeiro ano do curso de graduação em Musicoterapia _ que o iniciaram em 2004
_ da Faculdade de Artes do Paraná, na cidade de Curitiba. Trabalhou-se com a Entrevista Narrativa (Schütze,
1977) focada na Memória Musical e Autobiografia Musical (Ruud, 1998). O foco principal esteve sob as
narrativas tecidas pelos participantes acerca das experiências musicais vivenciadas e dos significados e
sentidos que elaboram sobre estes eventos e seus contextos, ao longo de suas vidas. Num duplo movimento
entre teoria e dados empíricos foram-se construindo as categorias emergentes das próprias narrativas, que
permitiram visualizar os momentos da história de relação com a música entremeada aos contextos coletivos
e singulares. Percebeu-se que das vivências em situações concretas permeadas pela dimensão afetiva, os
jovens encontraram e vivenciaram a utilização viva da música. Situações estas que deram margem para a
construção dos significados dela em toda esta trama. Significados estes que são, principalmente, constituídos
e construídos pelos sentidos envoltos às emoções, sentimentos, desejos, vontades, interesses, motivações de
sujeitos em constantes relações com o contexto sociocultural. Significados/sentidos que demonstram a
utilização viva da música e a constante movimentação de sujeitos implicados com a atividade musical, que
constituem esta atividade enquanto ela também é constituinte deles.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Wazlawick, P. (2017). “VIVÊNCIAS EM CONTEXTOS COLETIVOS E SINGULARES ONDE A MÚSICA ENTRA EM RESSONÂNCIA COM AS EMOÇÕES”. Psicologia Argumento, 24(47), 73–83. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20205

Edição

Seção

Artigos