Estágios Básicos: como as práticas profissionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais repercutem na formação e atuação do psicólogo

Autores

  • Carla Fabiane Worciekowski Centro Universitário Metodista IPA
  • Adolfo Pizzinato Pizzinato Faculdade de Psicologia da PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol..argum.32.s02.AO04 

Palavras-chave:

Formação de psicólogos. Formação profissional. Estágios em Psicologia

Resumo

Atualmente, a perspectiva de educação continuada pressupõe uma formação profissional permanente em sintonia com as “práticas” profissionais. Este artigo discute o reflexo das modificações propostas com a abertura das Diretrizes Curriculares Nacionais (DNC) na formação do psicólogo brasileiro, mediante projetos pedagógicos que enfatizam a formação generalista a partir de uma experiência na formação. Ao propor a capacidade crítica dos fenômenos socioculturais inseridos em diferentes campos de atuação profissional que ampliem as possibilidades de circulação e construção de saberes e práticas do psicólogo, investigam-se os desdobramentos destas diretrizes ao desenvolver práticas psicológicas em contextos de atuação coletiva para além dos já tradicionais. Partindo da experiência de supervisão em um curso de Psicologia em implantação, pesquisa-se quais desafios e alternativas se apresentam e são ofertadas, e a inserção dos estudantes em estágios básicos de formação, antecipando a prática e entendendo que esta modalidade faz-se necessária diante das novas demandas da profissão, muitas vezes entrincheirada entre o tradicional e o ampliado.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Worciekowski, C. F., & Pizzinato, A. P. (2017). Estágios Básicos: como as práticas profissionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais repercutem na formação e atuação do psicólogo. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.s02.AO04 

Edição

Seção

Artigos