Desempenho acadêmico nas séries do ensino fundamental: Relação com o desenvolvimento social

Autores

  • Fabiana Cia
  • Carolina Severino Lopes da Costa

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5889

Palavras-chave:

Habilidades sociais. Problemas de comportamento. Desempenho acadêmico. Fatores de risco.

Resumo

Este estudo teve por objetivos: (a) verificar a relação entre os problemas de comportamento, o repertório de habilidades sociais e o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes e (b) identificar a porcentagem de crianças e adolescentes com problemas de comportamento e baixo desempenho acadêmico, segundo a opinião dos professores. Participaram do estudo 27 professores, de um total de 215 alunos da 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, com média de idade de nove anos. As professoras responderam ao Social Skills Rating System- Versão para Professores (que avalia o repertório de habilidades sociais, os problemas de comportamento e o desempenho acadêmico do aluno). Utilizou-se o teste de correlação de Pearson para verificar a relação entre as variáveis estudadas. Os resultados mostraram que o repertório de habilidades sociais e os problemas de comportamento (internalizantes, externalizantes e total) estavam negativamente correlacionados entre si, ou seja, quanto maior o repertório de habilidades, menor os índices de problemas de comportamento. Além disso, quanto maior os problemas de comportamento menor o desempenho acadêmico das crianças e dos adolescentes. Respondendo ao segundo objetivo, mais da metade das crianças e dos adolescentes foram avaliados pelas professoras com baixo repertório de habilidades sociais e com altos índices de problemas de comportamento e 27,3% da amostra apresentou desempenho acadêmico abaixo da média. Esses resultados apontam para a necessidade de intervir com crianças e adolescentes para melhorar o repertório de habilidades sociais e assim diminuir a probabilidade de apresentar problemas ao longo do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Cia, F., & Severino Lopes da Costa, C. (2017). Desempenho acadêmico nas séries do ensino fundamental: Relação com o desenvolvimento social. Psicologia Argumento, 30(68). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.5889

Edição

Seção

Artigos