Crianças em situação de rua e suas representações sobre lar e família por meio do desenho

Autores

  • Josianne Maria Mattos da Silva
  • Telma Costa de Avelar

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO03

Palavras-chave:

Criança abandonada, Família, Lar, Desenho

Resumo

Para crianças em situação de rua, este espaço representa um ambiente de socialização e trabalho. Alguns autores salientam que o contexto familiar destas crianças favorece a saída de suas casas. A vulnerabilidade tornou-se um aspecto importante a ser considerado na compreensão de seus vínculos familiares. O presente estudo, de abordagem qualitativo-exploratória, consistiu em investigar as representações de crianças em situação de rua sobre seus lares e famílias mediante a linguagem simbólica do desenho. Participaram dele sete crianças em situação de rua, de ambos os sexos, com idades entre dez e quatorze anos. Foram aplicados dois instrumentos projetivos: o teste do desenho da família e o protocolo para o desenho da casa, referente ao teste House-Tree-Person (HTP). Os resultados apontaram que, para os participantes, o modelo de família não equivale ao modelo nuclear. Apontaram ainda mobilização diante dos desenhos, ambivalência afetiva em relação ao lar e à família e fragilidade nos laços afetivos. Pôde-se inferir que a ida das crianças à rua está relacionada a questões financeiras e afetivas, e que alguns destes aspectos ainda se preservam com a vivência nas ruas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Mattos da Silva, J. M., & Costa de Avelar, T. (2017). Crianças em situação de rua e suas representações sobre lar e família por meio do desenho. Psicologia Argumento, 32(76). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.076.AO03

Edição

Seção

Artigos