MODOS DE ENDEREÇAMENTO E A RECEPÇÃO DO TEXTO CINEMATOGRÁFICO
Palavras-chave:
Texto cinematográfico, Estudos culturais, Modo de endereçamentoResumo
O campo dos estudos culturais inovou ao afirmar que toda ação social é cultural e que todas as práticas sociais comunicam um significado, ou seja, são práticas de significação (Hall, 2000). No campo dos estudos culturais, o significado de um filme é produzido em relação ao público. Dessa forma, situando o cinema como uma mídia que ocupa um espaço na subjetivação dos sujeitos, este trabalho concentra-se na experiência cinematográfica, focalizando os sentidos produzidos por espectadores e espectadoras ao assistirem a um filme. Objetiva entender a relação entre o texto de um filme e a produção de sentidos pelo espectador e pela espectadora. Na tentativa de elucidar tais questões, entrevistamos dez sujeitos adultos com o hábito de ir ao cinema. Podemos dizer que o espectador nunca é quem o filme pensa que ele é. Assim como não existe um único modo de endereçamento em um filme. A posição que o espectador assume em relação a um filme, e a partir da qual ele dá sentido ao filme, muda dependendo dos conflitantes modos de endereçamento que possam estar disponíveis. Salientamos que a proposta deste trabalho não é conhecer o endereçamento dos filmes, até porque seria bastante difícil conhecê-los, pois a relação entre a indústria cinematográfica e o público é bastante complexa. A discussão aponta para variadas posições de sujeito no que se refere ao modo de endereçamento.Downloads
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Publicado
2017-11-01
Como Citar
da Cruz, L. R., & Guareschi, N. M. de F. (2017). MODOS DE ENDEREÇAMENTO E A RECEPÇÃO DO TEXTO CINEMATOGRÁFICO. Psicologia Argumento, 25(49), 197–206. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20147
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