MODOS DE ENDEREÇAMENTO E A RECEPÇÃO DO TEXTO CINEMATOGRÁFICO

Autores

  • Lílian Rodrigues da Cruz
  • Neuza Maria de Fátima Guareschi

Palavras-chave:

Texto cinematográfico, Estudos culturais, Modo de endereçamento

Resumo

O campo dos estudos culturais inovou ao afirmar que toda ação social é cultural e que todas as práticas sociais comunicam um significado, ou seja, são práticas de significação (Hall, 2000). No campo dos estudos culturais, o significado de um filme é produzido em relação ao público. Dessa forma, situando o cinema como uma mídia que ocupa um espaço na subjetivação dos sujeitos, este trabalho concentra-se na experiência cinematográfica, focalizando os sentidos produzidos por espectadores e espectadoras ao assistirem a um filme. Objetiva entender a relação entre o texto de um filme e a produção de sentidos pelo espectador e pela espectadora. Na tentativa de elucidar tais questões, entrevistamos dez sujeitos adultos com o hábito de ir ao cinema. Podemos dizer que o espectador nunca é quem o filme pensa que ele é. Assim como não existe um único modo de endereçamento em um filme. A posição que o espectador assume em relação a um filme, e a partir da qual ele dá sentido ao filme, muda dependendo dos conflitantes modos de endereçamento que possam estar disponíveis. Salientamos que a proposta deste trabalho não é conhecer o endereçamento dos filmes, até porque seria bastante difícil conhecê-los, pois a relação entre a indústria cinematográfica e o público é bastante complexa. A discussão aponta para variadas posições de sujeito no que se refere ao modo de endereçamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

da Cruz, L. R., & Guareschi, N. M. de F. (2017). MODOS DE ENDEREÇAMENTO E A RECEPÇÃO DO TEXTO CINEMATOGRÁFICO. Psicologia Argumento, 25(49), 197–206. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20147

Edição

Seção

Artigos