Psicoterapia Breve Operacionalizada e crise por expectativa de perda: Um estudo de caso

Autores

  • Jaber Ali Younes
  • Fabio Lessa
  • Kayoko Yamamoto
  • Janaina Coniaric
  • Márcia Ditzz

Palavras-chave:

Psicoterapia Breve Operacionalizada (PBO). Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO). Teoria da Adaptação. Psicanálise. Crise adaptativa.

Resumo

O presente artigo propõe ilustrar o tratamento de um paciente em situação de crise por expectativa deperda com a utilização do método da Psicoterapia Breve Operacionalizada (PBO). A partir de um estudode caso, aplicou-se a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO) como instrumento diagnóstico,no início e no fim da PBO de uma paciente. O arsenal conceitual e instrumental constitutivosda EDAO e da PBO demonstrou relevante importância na prática da psicoterapia breve, uma vez que oferece meios de identificar e atuar com eficiência em situações em que a paciente experimentava crise por expectativa de perda. A técnica utilizada possibilitou o atendimento em suas necessidades emergenciais, o que resultou na redução da intensidade da crise. A ajuda pontual e focada na situação de crise permitiu que a paciente pudesse fazer uso de seus recursos elaborativos, sem se precipitar numa atuação destrutiva que poderia colocar em risco a realização de seu desejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Como Citar

Ali Younes, J., Lessa, F., Yamamoto, K., Coniaric, J., & Ditzz, M. (2017). Psicoterapia Breve Operacionalizada e crise por expectativa de perda: Um estudo de caso. Psicologia Argumento, 28(63). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20145

Edição

Seção

Artigos