NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: O DISCURSO DOS GESTORES EM UMA IES
Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional, História oral, GestoresResumo
O presente estudo alinha à convergência de fortalecimento da perspectiva sócio-construtivista na aprendizagem organizacional, bem como, ao crescente uso de métodos narrativos e lingüísticos nos estudos organizacionais (Barry, Elmes, 1997) e na análise de processos da aprendizagem organizacional (Sims, 2001). Para tanto, este estudo objetivou identificar como se constituíram as etapas da aprendizagem organizacional a partir dos relatos dos gestores de uma IES - Instituição de Ensino Superior. Para tanto, adotamos a estratégia da História Oral Temática (Thompson, 1992; Meihy, 1996; Bosi, 1987; Alberti, 1990), a partir de entrevistas em profundidade com roteiro semi-estruturado, gravadas, e posteriormente transcritas e categorizadas, permitindo uma possível compreensão da aprendizagem a partir das narrativas dos gestores da instituição. Na contextualização e análise da aprendizagem organizacional usamos como referência a conceituação de Crossan, Lane e White (1999), na qual a aprendizagem organizacional configura-se como um processo envolvendo intuição; interpretação; integração; e institucionalização; os níveis de indivíduo, grupo e organização; e os processos de feedback e feedforward. Observamos na instituição de ensino superior estudada, a criatividade, o senso crítico, os relacionamentos interpessoais como fatores significativos para a aprendizagem, sobre um resultado que faz sentido – o sensemaking - um conceito no qual a linguagem organizacional e os símbolos são fatores de influência na aprendizagem organizacional (Weick,1995), permitindo desta forma uma possível compreensão desta aprendizagem a partir das narrativas dos gestores da instituiçãoDownloads
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Publicado
2017-11-01
Como Citar
Lamas, Z. J., & Godoi, C. K. (2017). NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: O DISCURSO DOS GESTORES EM UMA IES. Psicologia Argumento, 25(48), 85–99. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20139
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