BRINCADEIRA E AMIZADE: Um estudo com alemães, brasileiros e libaneses

Autores

  • Lorena Queiroz Merizio
  • Claudia Broetto Rossetti

Palavras-chave:

Brincadeira, Amizade, Cultura.

Resumo

O brincar é universal e possui caráter específico, de modo que o ritmo da brincadeira, sua dinâmica
e suas regras ajustam-se às condições onde ocorre. As brincadeiras possuem características que facilitam
as interações sociais, favorecendo a construção de amizades. De maneira geral, a brincadeira pressupõe
relação social e interação, sendo que a exploração lúdica permite a formação de atitudes, a
compreensão de valores morais, o respeito às regras previamente estabelecidas socialmente, e a
experiência de competir e de colaborar, dentre outros aspectos. O objetivo da presente pesquisa foi
descrever, comparar e analisar a brincadeira e sua ligação com a formação de amizades, segundo
alemães, brasileiros e libaneses, a partir de suas recordações. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas
em profundidade com quatro alemães, quatro brasileiros e quatro libaneses que vivenciaram a infância
em seus países de origem e que, atualmente, residem no Brasil. Constatou-se que a brincadeira media
redes de amizade e auxilia na manutenção desses relacionamentos, independente das tradições culturais.
Acredita-se que investigar a díade brincadeira-amizade sob a luz de aspectos culturais específicos,
possibilita ao indivíduo a constituição de si mesmo enquanto sujeito imerso no ambiente sociocultural.
Assim, a expressão humana por meio do lúdico demonstra que o brincar é eficaz nos relacionamentos
interpessoais de amizade, contribuindo para a formação do ser humano.

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Publicado

2017-11-10

Como Citar

Merizio, L. Q., & Rossetti, C. B. (2017). BRINCADEIRA E AMIZADE: Um estudo com alemães, brasileiros e libaneses. Psicologia Argumento, 26(55), 329–339. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20043

Edição

Seção

Artigos