CONSTRUÇÃO E CONFIABILIDADE DAS ESCALAS DE QUALIDADE NA INTERAÇÃO FAMILIAR

Autores

  • Lidia Dobrianskyj Weber
  • Paulo Müller Prado
  • Ana Paula Viezzer Salvador
  • Olivia Justen Brandenburg

Palavras-chave:

Confiabilidade, Interação familiar, Práticas educativas parentais.

Resumo

Atendendo à necessidade de instrumento brasileiro para avaliar aspectos da interação familiar, as Escalas
de Qualidade na Interação Familiar (EQIF) foram desenvolvidas e submetidas a análises estatísticas
para teste de confiabilidade. O instrumento, direcionado para a criança/adolescente, responde sobre
os comportamentos de seus pais, contém 40 itens agrupados em nove escalas (envolvimento, regras e
monitoria, comunicação positiva dos filhos, comunicação negativa, punição corporal, clima conjugal
positivo, clima conjugal negativo, modelo parental, sentimento dos filhos). Uma amostra de 2.173
participantes com idade entre 9 e 20 anos respondeu ao instrumento EQIF. As análises foram feitas
por meio da combinação do valor do alfa de Cronbach com a análise exploratória de componentes
principais, o que possibilitou a redução de itens de cada escala e a alteração da estrutura do instrumento
até chegar à versão apresentada neste trabalho. A confiabilidade do instrumento, estimada pelo alfa de
Cronbach, apresentou-se adequada para as nove escalas (entre 0,6715 e 0,9235). Foram delimitados
pontos de corte para o instrumento, o que permitiu investigar famílias com melhor e pior qualidade de
interação familiar, ou seja, famílias em situação de proteção (23,7% dos participantes) e famílias em
situação de risco (24,1% dos participantes). O EQIF demonstrou boas propriedades psicométricas e
pode ser considerado como uma medida válida de qualidade de interação familiar.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Weber, L. D., Prado, P. M., Salvador, A. P. V., & Brandenburg, O. J. (2017). CONSTRUÇÃO E CONFIABILIDADE DAS ESCALAS DE QUALIDADE NA INTERAÇÃO FAMILIAR. Psicologia Argumento, 26(52), 55–65. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20005

Edição

Seção

Artigos