ESTRESSE E VESTIBULAR COMO DESENCADEADORES DE SOMATIZAÇÕES EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS

Autores

  • Alice Schwanke Peruzzo
  • Beatriz Cancela Cattani
  • Eduardo Reuwsaat Guimarães
  • Laura de Castro Boechat
  • Irani Iracema de Lima Argimon
  • Helena Beatriz Kochenborger Scarparo

Palavras-chave:

Estresse, Vestibular, Psicossomática

Resumo

O presente estudo visa compreender a relação entre o Concurso Vestibular e as possíveis manifestações
psicossomáticas geradas por ele. Participaram da pesquisa 141 estudantes de dois cursos pré-vestibulares
particulares de Porto Alegre, durante o mês de novembro de 2006. Foram aplicados dois questionários,
um contendo questões sócio-demográficas e sobre a escolha profissional, e o Instrumento Inventário
de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Na análise dos resultados, obtivemos dados sobre o nível de
esgotamento psíquico e físico dos candidatos e as fases na qual eles se encontravam durante o período
de preparação para o Concurso Vestibular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Peruzzo, A. S., Cattani, B. C., Guimarães, E. R., Boechat, L. de C., Argimon, I. I. . de L., & Scarparo, H. B. K. (2017). ESTRESSE E VESTIBULAR COMO DESENCADEADORES DE SOMATIZAÇÕES EM ADOLESCENTES E ADULTOS JOVENS. Psicologia Argumento, 26(55), 319–327. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/20003

Edição

Seção

Artigos