Características psicométricas da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação do stress em crianças cegas

Autores

  • Alberto Filgueiras
  • Inês Mendonça
  • Beatriz Fontenele
  • Ana Carolina Monnerat Fioravanti-Bastos
  • Maria Poyares
  • Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira
  • Eloísa Saboya
  • Carla Verônica Machado Marques

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.DS03

Palavras-chave:

Escala. Stress. Cegueira. Psicometria.

Resumo

Métodos e instrumentos de avaliação psicológica em crianças cegas são escassos. Com o objetivo.de validar um método confiável na mensuração do stress nessa população, verificamos.as características psicométricas da Escala de Stress Infantil (ESI). Aplicamos o instrumento em 46 crianças cegas congênitas, alunas do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. A análise fatorial exploratória revelou quatro fatores, conforme esperado, mostrando boa consistência interna das quatro diferentes dimensões da escala. Ao executarmos a análise fatorial confirmatória, detectamos o modelo com um fator como o melhor, como já apontado pela literatura, o que demonstra que as quatro dimensões convergem para um constructo único: stress. A confiabilidade da escala mostrou-se satisfatória, apresentando alfa.de Cronbach de 0,91. Este estudo dá subsídios para a validade da ESI na mensuração do stress em crianças cegas.

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Publicado

2013-11-24

Como Citar

Filgueiras, A., Mendonça, I., Fontenele, B., Monnerat Fioravanti-Bastos, A. C., Poyares, M., Tolla de Oliveira, C. E., Saboya, E., & Machado Marques, C. V. (2013). Características psicométricas da Escala de Stress Infantil (ESI) para avaliação do stress em crianças cegas. Psicologia Argumento, 31(75). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.31.075.DS03

Edição

Seção

Dossiê