PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MEDIDAS EDUCATIVAS EM CIRCULAÇÃO HUMANA: EM QUESTÃO O FENÔMENO TRÂNSITO

Autores

  • Nemésio Dario Vieira Almeida UFPE

Palavras-chave:

Educação, Comportamento, Circulação Humana, Acidentes de Trânsito.

Resumo

A preocupação com as questões relativas ao trânsito tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, possivelmente em decorrência do elevado número de acidentes, sejam eles provocados por defeitos mecânicos dos veículos, má sinalização e conservação das vias ou comportamento dos motoristas. No que concerne aos motoristas, mais especificamente, variados fatores podem contribuir para o surgimento de comportamentos inadequados no trânsito, desde aqueles relativos à falta de educação, responsabilidade e noções de direitos e deveres dos cidadãos, até os relacionados às características de personalidade e às reações psicofisiológicas decorrentes de situações estressantes. Sabe-se que o maior índice de causas dos acidentes de trânsito refere-se à conduta do próprio motorista. Mais recentemente, a responsabilidade dos profissionais envolvidos com a área da psicologia que trata das questões do trânsito tem sido potencializada, principalmente nos últimos anos, em que se observa um aumento de veículos sem a correspondente estrutura viária e em que a utilização do veículo representa, em muitos casos, instrumento de poder. Some-se a isso o incremento da violência, refletida também no trânsito.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Almeida, N. D. V. (2017). PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MEDIDAS EDUCATIVAS EM CIRCULAÇÃO HUMANA: EM QUESTÃO O FENÔMENO TRÂNSITO. Psicologia Argumento, 24(46), 45–53. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19973

Edição

Seção

Artigos