RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES E AUTOCONTROLE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Fabián Javier Marin Rueda
  • Fermino Fernandes Sisto

Palavras-chave:

Emoções, Autocontrole, Validade.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi verificar possíveis relações entre as emoções e o autocontrole. Para isso,
aventaram-se duas hipóteses, quais sejam, um autocontrole elevado estaria associado a um controle
das emoções negativas, enquanto um baixo autocontrole estaria associado às emoções positivas.
Ainda, pensou-se na possibilidade do autocontrole relacionado a sentimentos e emoções apresentar
magnitudes de correlação maiores que o autocontrole de normas e condutas sociais. Participaram
1232 crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade variando de 8 a 14 anos, de cidades do
interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Autopercepção de
Emoções e Escalas Feminina e Masculina de Autocontrole, tendo ocorrido a aplicação de forma
coletiva em sala de aula. Os resultados evidenciaram, de forma geral, correlações de magnitudes
consideradas nulas ou baixas entre as diferentes emoções e o autocontrole de normas e condutas
sociais. As emoções tristeza e medo apresentaram correlações de magnitude moderada com o fator
do autocontrole referente a sentimentos e emoções, o que pode ser considerado uma evidência de
validade concorrente.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Rueda, F. J. M., & Sisto, F. F. (2017). RELAÇÃO ENTRE EMOÇÕES E AUTOCONTROLE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Psicologia Argumento, 25(51), 393–400. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19961

Edição

Seção

Artigos