AS HABILIDADES SOCIAIS DOS JOGADORES DE RPG

Autores

  • Dhayana Inthamossu Veiga
  • Mariana Galesi Bueno
  • Marcela Godinho Belém
  • Andréia Schmidt

Palavras-chave:

Role playing game (RPG), Habilidades sociais, Jovens

Resumo

O role playing game (RPG) é um jogo de representações verbais cujo número de adeptos cresce consideravelmente, apesar de receber críticas por supostamente estimular comportamentos nãoaceitos socialmente. Não há confirmação destes dados, mas há indícios de que os jogadores possam apresentar déficits de habilidades sociais. O objetivo desta pesquisa foi verificar se as habilidades sociais dos jogadores de RPG diferem das habilidades sociais da população não-jogadora de faixa
etária equivalente. Participaram da pesquisa 60 homens (30 jogadores de RPG e 30 não jogadores), com idades entre 18 e 25 anos. Foi aplicado o Inventário de Habilidades Sociais (Del Prette & Del Prette, 2001) em ambos os grupos e um questionário nos jogadores. Na análise dos resultados do IHS dos dois grupos, o Qui Quadrado não se mostrou significativo ao nível de 5%, ou seja, não se pode afirmar que os grupos apresentavam diferenças significativas nos fatores analisados, exceto no Fator 2 (habilidades de auto-afirmação na expressão de sentimento positivo) no grupo de jogadores, cujo valor foi consideravelmente menor que os demais. As entrevistas não indicaram diferença entre o convívio dos jogadores com colegas jogadores e não-jogadores e não houve correlação entre o tipo de sistema jogado e o nível de repertório social avaliado pelo IHS-Del-Prette nos jogadores.
Pode-se verificar que, ainda que os meios de comunicação em massa especulem a respeito de conseqüências prejudiciais geradas pelo jogo de RPG, os resultados desta pesquisa não indicaram qualquer diferença entre os repertórios de habilidades sociais dos dois grupos.

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Publicado

2017-11-10

Como Citar

Veiga, D. I., Bueno, M. G., Belém, M. G., & Schmidt, A. (2017). AS HABILIDADES SOCIAIS DOS JOGADORES DE RPG. Psicologia Argumento, 26(53). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19899

Edição

Seção

Artigos