PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS E EDUCAÇÃO

Autores

  • Gerson Américo Janczura

Palavras-chave:

Processos Cognitivos Básicos, Educação, Memória, Atenção, Resolução de Problemas, Metacognição.

Resumo

Este artigo focaliza a relação entre os processos cognitivos básicos e a educação objetivando apresentar algumas contribuições da pesquisa básica. Relata-se como as pesquisas sobre a memória, a atenção, a resolução de problemas e metacognição podem orientar educadores a melhorar o desempenho dos alunos. São discutidos, ainda, alguns obstáculos que têm dificultado a aplicação do conhecimento gerado pela pesquisa como a falta de comunicação entre pesquisadores e educadores, a necessidade da educação ser baseada cientificamente, a falta de treinamento dos professores e a necessidade de generalização do conhecimento para diferentes contextos, entre outros. Sugerem-se, por fim, alternativas para superar as dificuldades apontadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

Janczura, G. A. (2017). PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS E EDUCAÇÃO. Psicologia Argumento, 24(46), 39–44. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19891

Edição

Seção

Artigos