PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS E SEUS EFEITOS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS

Autores

  • Elza Maria Canhetti Mondin

Palavras-chave:

Palavras-chave, Família, Práticas educativas, Crianças pré-escolares, Relacionamento pais e filhos.

Resumo

O presente estudo está baseado em uma tese de doutoramento apresentada pela autora em 2006. Uma
parte dela tratou das práticas parentais e de seus impactos sobre a educação dos filhos em idade pré-escolar.
Neste trabalho é apresentada uma revisão de literatura sobre questões relativas à dinâmica familiar, nos
enfoques ecológico e comportamental, objetivando descrever os efeitos das práticas educativas parentais no
desenvolvimento infantil. À luz das evidências retratadas pela literatura pesquisada, discute-se a importância:
(a) da ênfase às práticas parentais positivas e suas implicações na criação dos filhos; (b) da análise do papel
dos contextos familiar, econômico, social e cultural nos relacionamentos pais e filhos; (c) da necessidade de
estratégias de apoio às famílias, visando melhorar a qualidade dessas interações no microssistema familiar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

Mondin, E. M. C. (2017). PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS E SEUS EFEITOS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS. Psicologia Argumento, 26(54), 233–244. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19885

Edição

Seção

Artigos