ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTÃO DESENVOLVENDO PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL?

Autores

  • Luciana Roberta Donola Cardoso
  • Tathiana Fernandes Biscuola Figueiredo
  • Eliane Porto Di Nucci Pecorari

Palavras-chave:

Adolescentes, Programa de orientação sexual, Instituição escolar, Ensino fundamental.

Resumo

A orientação sexual é um processo de intervenção realizado por profissionais da área da saúde e
educação, que tem por objetivo informar, esclarecer e ensinar aspectos voltados à sexualidade e
à saúde reprodutiva. Estes esclarecimentos devem ser embasados em dados científicos e não na
história de vida do educador (Arruda & Cavasin, 2001). Esta pesquisa teve como objetivo conhecer
os temas e profissionais que desenvolvem programas de orientação sexual junto a adolescentes
que freqüentam entre 5ª e 8ª série do ensino fundamental, em 14 escolas da rede pública e particular
dos municípios de Franco da Rocha e Caieiras. A amostra constituiu-se por diretores e
coordenadores pedagógicos, tendo a coleta de dados ocorrida no próprio contexto escolar, por
meio de uma entrevista composta por questões dissertativas e de múltipla escolha, que visava
explorar informações acerca dos dados de identificação do sujeito, tema e profissional que
desenvolve o programa de orientação sexual. Os resultados mostraram que os temas mais
explorados em ambas as escolas (públicas (60%) e particulares (74,8%)) foram sobre saúde sexual.
Quanto aos profissionais que desenvolvem os programas de orientação sexual, 60% das escolas
públicas e 50% das particulares, pertencem à área biológica. O fato de delegar o desenvolvimento
do programa para um profissional da área biológica mostra ser uma limitação e reduz a eficácia
dos programas de orientação sexual (Sayão, 1997).

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Cardoso, L. R. D., Figueiredo, T. F. B., & Pecorari, E. P. D. N. (2017). ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTÃO DESENVOLVENDO PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL?. Psicologia Argumento, 25(51), 385–391. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19873

Edição

Seção

Artigos