FORMAÇÃO, MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE RELAÇÕES EQUIVALENTES EM ADULTOS DE TERCEIRA IDADE
Palavras-chave:
Equivalência de estímulos, Cidadãos da terceira idade, Discriminação condicional, Manutenção de classesResumo
Estudar a formação, a manutenção e a recuperação de classes de estímulos equivalentes com cidadãos da terceira idade pode ser importante para a produção de dados que podem contribuir para o desenvolvimento de recursos educacionais relevantes para essa população. O número de estímulos a serem relacionados em classes de equivalência foi manipulado para avaliar o efeito do tamanho das classes na formação, na manutenção e na recuperação destas. Dezoito senhoras da terceira idade foram distribuídas em dois grupos e foram ensinadas, por meio do procedimento de escolha de acordo com modelo, a selecionar estímulos familiares para formar relações equivalentes em seis classes com quatro e seis membros. Cada grupo foi submetido ao procedimento de ensino para formar os dois tamanhos de classes, mas em diferentes ordens, para controle dessa variável. Testes de relações emergentes foram aplicados imediatamente após a fase de ensino e após um período de seis semanas. Os resultados mostraram que o tamanho das classes não afetou a probabilidade de formação das relações de equivalência e que não houve diferença no número de participantes que mantiveram as classes com quatro ou seis estímulos. No entanto, a probabilidade de restabelecimento das relações enfraquecidas durante o período de seis semanas esteve relacionada ao tamanho das classes. O número de respostas incorretas diminuiu durante o teste quando as classes tinham seis estímulos, mas não quando tinham quatro estímulos. Conclui-se que o restabelecimento das classes de equivalência foi facilitado quando as classes tinham maior número de membros.
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