Avaliação de indícios de TDAH por meio de três escalas
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO02Palavras-chave:
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Avaliação. Escalas. Psicologia.Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vem despertando o interesse de estudiosos, de modo que já estão disponíveis vários instrumentos que podem ser utilizados no seu diagnóstico, especialmente para o público infantil. Considerando a importância de melhor conhecer o uso de alguns desses instrumentos junto a adolescentes, este estudo buscou: (a) identificar, no contexto escolar, estudantes do Ensino Médio que apresentassem indícios de TDAH, por meio da aplicação da Escala para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – Versão para professores; (b) comparar os resultados obtidos na aplicação da referida escala com os obtidos por meio da aplicação dos questionários ASRS-18 aos adolescentes e SNAP-IV aos pais. Para tal, participaram 12 estudantes de uma instituição pública de ensino, nove professores dos referidos alunos e 12 pais/responsáveis dos discentes participantes. Os dados obtidos pela comparação entre os três instrumentos corroboraram resultados já identifica¬dos em outros estudos, tais como a baixa concordância entre professores, pais e estudantes quanto aos sintomas de TDAH. Dadas as peculiaridades da avaliação em adolescentes, seria interessante investir-se em material específico para este público no que se refere às queixas de desatenção e hiperatividade. Por fim, vale lembrar que, tendo em vista que o número de parti¬cipantes desse estudo foi restrito, os dados aqui relatados devem ser analisados com cautela e sem generalizações, havendo a necessidade de pesquisas futuras que possam explorar melhor tais questões.Downloads
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2017-11-24
Como Citar
Pylro, S. C., & Rossetti, C. B. (2017). Avaliação de indícios de TDAH por meio de três escalas. Psicologia Argumento, 32. https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO02
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