Comunicação organizacional: estudo desse fenômeno numa indústria madeireira de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.079.DS03Palavras-chave:
Comunicação organizacional. Processos comunicacionais. Mediações e interfaces comunicacionais.Resumo
Justificado pela complexidade e importância que o processo comunicacional passou a assumir no contexto de trabalho e com os objetivos de analisar e dar maior visibilidade a este fenômeno, o presente estudo foi realizado numa empresa de grande porte do setor madeireiro de Santa Catarina. A pesquisa, que teve design de enquete e caráter qualitativo e quantitativo para analisar os dados, contou com a participação de 30 colaboradores que ocupavam cargos de liderança. Os principais resultados possibilitam perceber que os participantes reconhecem a existência de problemas na comunicação entre as pessoas e os setores que, de modo geral, estão associados à omissão, distorção e insuficiência de informações. A comunicação oral é o canal mais utilizado para a recepção/transmissão de informações. Parece não haver problemas no que diz respeito à atenção dada às pessoas durante o processo de comunicação, ou seja, elas sentem-se ouvidas; também é positiva a avaliação que fazem sobre a comunicação das orientações recebidas/transmitidas quando identificados erros ou falhas na realização das tarefas e atividades. De modo geral, conclui-se que, embora existam pontos positivos a ser ressaltados, a falta de preparo profissional dos gestores está diretamente associada aos problemas identificados. Programas de capacitação na área de mediações e interfaces comunicacionais poderiam minimizar as dificuldades identificadas e suas consequências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-24
Como Citar
Kanan, L. A., & Migliolli, D. C. (2017). Comunicação organizacional: estudo desse fenômeno numa indústria madeireira de Santa Catarina. Psicologia Argumento, 32(79). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.32.079.DS03
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.