Avaliação psicológica de crianças com deficiência intelectual, vítimas de violência sexual

Autores

  • Camila Muniz
  • Alexandra Anache
  • Ariállison dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.082.AO04

Palavras-chave:

sistema de Justiça, crianças com deficiências, testes psicológicos, defesa da criança e do adolescente.

Resumo

A avaliação psicológica no contexto jurídico é uma atividade frequente no atendimento aos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. No entanto, esse trabalho do psicólogo no poder judiciário, voltado às vítimas que possuam algum tipo de deficiência é carente de abordagens na literatura. Com isso, objetivou-se nesta pesquisa caracterizar a avaliação psicológica de crianças com deficiência intelectual, vítimas de violência sexual, mediante entrevista com psicólogos jurídicos atuantes no Fórum Heitor Medeiros, situado no município de Campo Grande/MS. Para isso, uma entrevista semiestruturada foi conduzida junto a três psicólogos que atuam em Vara de Família, Vara da Infância, e Vara da Infância e da Juventude. Com a análise dos dados em caráter qualitativo-descritivo, abordam-se aspectos como a compreensão dos psicólogos sobre a avaliação psicológica no contexto jurídico e os procedimentos do processo de avaliação psicológica de crianças com e sem deficiência, envolvidas em denúncias de abuso sexual. Os resultados apontam para as dificuldades verificadas na definição dos profissionais para a prática da Avaliação Psicológica, suas preferências pelo uso da entrevista e às emergências de criação de instrumentos psicológicos para a área jurídica, bem como para as pessoas com deficiência. Sugere-se o aprofundamento na discussão dos limites da prática de avaliação pericial em psicologia e sua forma de contribuição no contexto judiciário.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Muniz, C., Anache, A., & dos Santos, A. (2017). Avaliação psicológica de crianças com deficiência intelectual, vítimas de violência sexual. Psicologia Argumento, 33(82). https://doi.org/10.7213/psicol.argum.33.082.AO04

Edição

Seção

Artigos