HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARA MÃES DE CRIANÇAS COM TDAH E A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Margarette Matesco Rocha
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette

Palavras-chave:

Habilidades sociais. TDAH. Educação especial.

Resumo


Este ensaio apresenta o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como uma categoria da Educação Especial, focalizando as implicações desse transtorno no ambiente escolar e o papel dos pais na parceria família-escola. Destaca as habilidades pessoais e parentais que os pais de crianças com TDAH devem apresentar com vistas a ações educativas mais efetivas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento das habilidades sociais e acadêmicas de seus filhos e possibilitando que eles desfrutem as oportunidades sociais e educacionais promovidas pelo ambiente escolar. Essas habilidades representam um conjunto de ações potencialmente eficazes para estabelecer condições, no ambiente familiar, para a modificação do comportamento da criança. Defende a participação da família para a inclusão escolar, mas não lhe imputa a responsabilidade por esse processo, nem reduz o papel dos professores nessa tarefa. Situa a família como componente ativo e essencial à educação (inclusive escolar) dos filhos e a importância da parceria com a escola para enfrentar os desafios impostos à aprendizagem e ao desenvolvimento da criança com TDAH. Além disso, considerando a grande variabilidade na forma e no comportamento individual dessas crianças em vários contextos, defende a promoção de uma abordagem educacional baseada nas necessidades educacionais específicas de cada estudante com TDAH e não na categoria genérica de Educação Especial na qual o indivíduo foi classificado.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Matesco Rocha, M., & Pereira Del Prette, Z. A. (2017). HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS PARA MÃES DE CRIANÇAS COM TDAH E A INCLUSÃO ESCOLAR. Psicologia Argumento, 28(60). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19723

Edição

Seção

Artigos