A MEDIAÇÃO DA DANÇA DO VENTRE NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

Autores

  • Alice Casanova dos Reis
  • Andréa Vieira Zanella

Palavras-chave:

Constituição do sujeito, Dança do ventre, Relações estéticas.

Resumo

Este texto relata uma pesquisa em que o dançar se constituiu como objeto de reflexão e prática para compreender o processo de constituição do sujeito. Investigaram-se os sentidos de si e de outros
(re)produzidos por aprendizes de dança do ventre a partir do seu dançar, destacando-se o contexto relacional nesse processo. Foram sujeitos da pesquisa 14 meninas, entre 7 e 12 anos, alunas de dança do ventre, ministrada pela autora principal, em uma instituição formal de ensino. A coleta de dados procedeuse por meio de questionário, respondido pelos sujeitos, portfólio, produzido por cada aluna após uma
apresentação pública do grupo e depoimento filmado. Analisou-se a interdiscursividade (Bakhtin, 2003) entre os enunciados dos sujeitos, das pesquisadoras e de teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da
Dança. Como resultados, constatou-se que o ensino da dança oriental nos espaços escolares pode se constituir como educação ético-estética comprometida com a potencialização do sujeito e seu reconhecimento como devir polissêmico.

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Publicado

2017-11-10

Como Citar

dos Reis, A. C., & Zanella, A. V. (2017). A MEDIAÇÃO DA DANÇA DO VENTRE NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO. Psicologia Argumento, 26(53). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19699

Edição

Seção

Artigos