A PSICOPEDAGOGIA MODULAR: UMA NOVA PERSPECTIVA NO CAMPO DA AVALIAÇÃO

Autores

  • Elizabeth Carvalho da Veiga

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Modularidade. Aprendizagem. Inteligência.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a avaliação da psicopedagogia modular, proposta que conflui perspectivas teóricas e metodológicas procedentes de três teorias: a Teoria Triárquica de Sternberg, Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, que integram muito bem os dados disponíveis no campo da modularidade da mente, e a Teoria da Epistemologia Convergente de Visca. Esta proposta apresenta uma estrutura teórica e um modelo dinâmico de avaliação, entendido como um processo interativo, flexível e individualizado em que o profissional interpõe-se entre o sujeito e a tarefa, modificando-a (ajustando a ordem, a complexidade, o tempo...) para que o sujeito diante do obstáculo possa superá-lo e mostrar seu verdadeiro potencial.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Carvalho da Veiga, E. (2017). A PSICOPEDAGOGIA MODULAR: UMA NOVA PERSPECTIVA NO CAMPO DA AVALIAÇÃO. Psicologia Argumento, 28(60). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19621

Edição

Seção

Artigos