EDITORIAL/ Editorial

Autores

  • Elizabeth Carvalho Veiga PUC PR

Resumo

A última revista deste ano de 2006 nos contempla mais uma vez com artigos interessantes que se
expressam por diferentes autores e temas. O inventário de estilos parentais apresenta os estudos-piloto,
estudos sobre fidedignidade, validade interna, externa, perfil das mães de adolescentes infratores, estudos
sobre comportamento moral, relação entre práticas educativas e abuso de drogas e a normatização dos
dados obtidos. É o primeiro instrumento psicológico brasileiro capaz de avaliar as práticas educativas
parentais de crianças e adolescentes que apresentam risco. Os Tipos psicológicos no relacionamento de
casal se propõe verificar como os tipos psicológicos influenciam no cotidiano de um casal e como se dá a
manutenção deste vínculo no dia-a-dia, tendo como teoria de base os tipos psicológicos descritos por Carl
G. Jung. O artigo intitulado Jacó, de Trapaceiro a Patriarca, caminhos da individuação mostra que o
estudo do personagem bíblico Jacó, com base na psicologia analítica, torna-se arquetípico para se entender
o desenvolvimento pessoal e o processo de individuação do homem. O artigo O Cognitivismo é um
humanismo afirma que o cognitivismo defende uma imagem de ser humano plenamente compatível com
a defendida pela tradição humanista ocidental e o movimento da Psicologia Humanista norte-americana. O
artigo sobre o Bender e desenho da figura humana teve como objetivo de estudo verificar evidência de
validade para o Teste Gestáltico Visomotor de Bender em relação aos grupos extremos no Desenho da
Figura Humana, concluindo que o Bender poderia ser um bom teste para avaliação do desenvolvimento
cognitivo em crianças. Questões atuais acerca do transtorno do déficit é um artigo que retrata de forma
sucinta e objetiva questões referentes ao conceito, diagnóstico, etiologia, tratamentos farmacológicos, não
farmacológicos e combinados para o TDAH. A aprendizagem organizacional alinha à convergência de
fortalecimento da perspectiva socioconstrutivista na aprendizagem organizacional, bem como ao crescente
uso de métodos narrativos e lingüísticos nos estudos organizacionais e na análise de processos da aprendizagem
organizacional. Todos os temas são muito instigantes e com a certeza gerarão novas inquietações
aos nossos leitores. Convido a todos a lerem e refletirem sobre essas temáticas.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Veiga, E. C. (2017). EDITORIAL/ Editorial. Psicologia Argumento, 24(47), 7. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/19609

Edição

Seção

Editorial