Leis deuteronômicas favoráveis à preservação de fauna e flora
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.003.AO04Palabras clave:
Deuteronômio, preservação, fauna, flora.Resumen
Embora o interesse pela natureza tenha existido nas mais diversas épocas, observa-se, a partir dos anos 1970, um ambientalismo que origina organizações não governamentais, movimentos ecológicos e partidos verdes, insistentes numa consciência favorável à proteção do planeta Terra. Em oposição a crescimentos econômicos que resultam na devastação da natureza, favorece-se um uso sustentável dos recursos naturais, incluindo-se a exigência de preservação da fauna e da flora. No estudo aqui apresentado, procura-se pela temática da ecologia na literatura bíblica. Exemplarmente, são relidas as formulações jurídicas no Decálogo (Dt 5,6-21) e no Código Deuteronômico (Dt 12–26), a fim de descrever, por meio de um estudo exegético, o conteúdo das leis deuteronômicas que, a partir do fim do século VII a.C., insistem na preservação da fauna e da flora.
Descargas
Citas
BRAULIK, G. Deuteronomium II. 16,18–34,12. Würzburg: Echter, 1992.
ESPÍNDOLA GARCÍA, L. G.; LODOÑO, A. Perspectiva a partir da Bíblia. In: MURAD, A. Ecoteologia. Um mosaico. São Paulo: Paulus, 2016.
FIELDS, H. J. La Torah commentée pour notre temps. Les Nombres et le Deutéronome. Paris: Le Passeur, 2017.
FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
GRENZER, M. Junto ao inimigo (Ex 23,1-8). In: GRENZER, M. O projeto do êxodo. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
GRENZER, M.; BREY, P. Águia ou abutre? (Ex 19,4). Revista de Cultura Teológica, n. 90, p. 347-360, jul./dez. 2017.
HAREUVENI, N. Ecology in the Bible. Kiryat Ono, Israel: Neot Kedumim, 1974.
HUMMES, Cardeal Dom C. O Sínodo para a Amazônia. São Paulo: Paulus, 2019.
JANOWSKI, B.; SCHOLTISSEK, K. Schöpfung. In: BERLEJUNG, A.; FREVEL, C. (Orgs.). Handbuch theologischer Grundbegriffe zum Alten und Neuen Testament. 5. ed. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2016. p. 385-387.
KOENEN, K. Dreschen und worfeln. In: Das Wissenschaftliche Bibellexikon im Internet, 2007. Disponível em: <http://www.wibilex.de>. Acesso em: 19 abr. 2019.
MARKL, D. Der Dekalog als Verfassung des Gottesvolkes. Die Brennpunkte einer Rechtshermeneutik des Pentateuch in Ex 19–24 und Dtn 5. Freiburg: Herder, 2007.
OLIVEIRA, M. M. de. A Igreja na multiplicidade amazônica. Vida Pastoral, n. 327, p. 3-14, 2019.
OTTO, E. Deuteronomium 1–11. Zweiter Teilband: 4,44–11,32. Freiburg: Herder, 2012.
OTTO, E. Deuteronomium 12–34. Erster Teilband: 12,1–23,15. Freiburg: Herder, 2016.
OTTO, E. Deuteronomium 12–34. Zweiter Teilband: 23,16–34,12. Freiburg: Herder, 2017.
REIMER, H. Bíblia e Ecologia. São Paulo: Reflexão, 2010.
RIEDE, P. Esel. In: Das Wissenschaftliche Bibellexikon im Internet, 2010. Disponível em: <http://www.wibilex.de>. Acesso em: 06 abr. 2019.
WINKLER, M. Masse/Gewichte (AT). In: Das Wissenschaftliche Bibellexikon im Internet, 2016. Disponível em: <http://www.wibilex.de>. Acesso em: 06 abr. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.