Sinais dos Tempos, uma questão hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.11.002.AO04Palabras clave:
Sinais dos Tempos, Constituição Pastoral Gaudium et Spes, vida e esperançaResumen
Com alegria e esperança, lança-se luz sobre os problemas do mundo, através da Gaudium et Spes, uma Constituição Pastoral. De modo simples, a Igreja Católica olha com naturalidade o que a humanidade enfrenta nos âmbitos da vida, sejam eles econômicos, políticos e/ou sociais. O olhar da Igreja Católica Apostólica Romana se voltou para as misérias humanas, em sua concretude, durante anos de discussões em conferências, aulas e muito estudo dentro do Concílio Vaticano II sob o título de os Sinais dos Tempos. Embora o termo tenha percorrido um longo caminho e recebido muitas reelaborações, contando muitas idas e vindas em busca de um entendimento para esse termo aplicado ao mundo. Ainda assim, estabelecem-se indagações a respeito de sua hermenêutica: o que teria demandado tantas reflexões dos Padres Conciliares sobre a interpretação do termo Sinais dos Tempos? Teria sido a dificuldade encontrada em articular os significados dos Sinais dos Tempos do Papa João XXIII com os Sinais dos Tempos do Evangelho (Mt 16,3)?
Descargas
Citas
BOFF, C. Sinais dos Tempos:princípios de leitura. São Paulo: Edições Loyola, 1979.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato Si' sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus; Edições Loyola, 2015.
COMBLIN, J. Quais os desafios dos temas teológicos atuais? São Paulo: Paulus, 2005.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Pastoral Gaudium et Spes. In: Compêndio do Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2001.
FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. 2ª. ed. São Paulo: Paulus; Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970; tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
MANZATTO, A. "O teólogo, responsável pelo mundo". Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano II, n. 10, p. 67, 2007.
OTTAVIANNI, E. Doença, convalescença e ascese: o que suporta um corpo. Notas sobre o cuidado com a mãe Terra, nossa casa comum. Revista de Cultura Teológica, ano XXIV. n. 87, p. 202-230, jan./jun. 2016.
https://doi.org/10.19176/rct.i87.28563
RAHNER, K. Réflexion sur la problématique théologique d'une Constitution Pastorale. In: L'Église dans le monde de ce temps. Paris: Mame, 1967, p. 13-42.
RATZINGER, J. Das Zweite Vatikanische Konzil - Lumen gentium: kommentar. In: Lexikon für Theologie und Kirche [LThK] t. III. Freibur: Herder, 1968, p. 313-314.
RICOEUR, P. A hermenêutica bíblica. Trad. Paulo Meneses. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.