Hipótese sobre a introdução em Judá do sacrifício expiatório Gn 2,4b-3,24; 4,1-16 e 6,5- 9,17* como “eixo estrutural” de Gênesis 1-11

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.002.AO04

Keywords:

interpretação histórico-social da Bíblia Hebraica, exegese da Bíblia Hebraica, Gênesis 2, 4b-3, 24, Gênesis 4, 1-6, Gênesis 6, 5-9, 17

Abstract

O artigo consiste em um exercício de interpretação histórico-social do mito de Adão e Eva, da história de Caim e Abel e da narrativa sacerdotal do dilúvio, isoladamente e em sua relação estrutural com Gênesis 1-11. O objetivo do artigo é propor que Gn 2,4b-3,24;4,1-16 e 6,5-9,17* constituam o eixo estrutural em torno do qual se organiza Gênesis 1-11. Metodologicamente, aplica-se análise retórica às narrativas avaliadas. Conclui-se que, em algum momento, as narrativas foram utilizadas em contexto de polêmica e conflito entre a comunidade campesina e a golah sacerdotal, funcionando como plataforma teológica para a instalação do sacrifício sacerdotal expiatório substitutivo em Jerusalém.

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Author Biography

Osvaldo Luiz Ribeiro, Faculdade Unida de Vitória

Professor e Coordenador do Mestrado profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória, pós-doutor em Ciências da Religião pela UFJF e doutor em Teologia pela PUC-Rio.

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Published

2020-08-12

How to Cite

Ribeiro, O. L. (2020). Hipótese sobre a introdução em Judá do sacrifício expiatório Gn 2,4b-3,24; 4,1-16 e 6,5- 9,17* como “eixo estrutural” de Gênesis 1-11. Pistis Praxis, 12(2). https://doi.org/10.7213/2175-1838.12.002.AO04