CURSOS DE PEDAGOGIA E O ENSINO RELIGIOSO: UM DEBATE NECESSÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.6114Palavras-chave:
Formação docente, Ensino Religioso, Anos iniciais do ensino fundamental.Resumo
O artigo é decorrente de um projeto de investigação em andamento no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná que objetiva prioritariamente analisar, nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia de um Estado da Região Sul do Brasil, evidências do componente curricular Ensino Religioso no processo de formação docente para a educação básica. Sabemos que, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, em 15 de maio de 2006, a Resolução CNE/CP n. 1, que institui as Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia,licenciatura, é um belo exemplo dos enfrentamentos e dissensos que podem ser gerados nas disputas curriculares. Destacamos que, no âmbito dessa Resolução não aparece o Ensino Religioso como uma das atribuições de docência do pedagogo como em outras áreas de conhecimento. As análises e reflexões no momento da pesquisa apontam a necessidade de qualificar os cursos de Pedagogia no Brasil, responsáveis pela formação do professor, já que tais propostas têm obliterado os temas relacionados ao Ensino Religioso.Downloads
Referências
BRANDENBURG, L. E. A interação pedagógica no ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2004.
BRASIL. Lei n. 9475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 22 jul. 1997. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l9475_97.htm>. Acesso em: 15 mar. 2008.
CARDOSO, M. L. Questões sobre educação. In: GOULART, C. (Org.). Dimensões e horizontes da educação no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004.
CORDEIRO, D. A evolução dos paradigmas e o ensino religioso. In: SILVA, V. da. (Org.). Ensino religioso: educação centrada na vida: subsídios para a formação de professores. São Paulo: Paulus, 2004. p. 34-43.
FERNANDES, M. M. S. Afinal, o que é o ensino religioso? São Paulo: Paulus, 2000.
FREIRE, P. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FUCHS, H. L. (Org.). Ensino religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005.
JUNQUEIRA, S. R. A. O ensino religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, S.; WAGNER, R. (Org.). Ensino religioso no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 27-54.
LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone; EDUSP, 1989. p. 30-38.
MARTINS FILHO, L. J.; WACHS, M. C. (Org.). O ensino religioso e a decência nas séries iniciais do ensino fundamental: inquietações iniciais. In: KLEIN, R.; BRANDENBURG, L. E.; WACHS, M. C. (Org.). O ensino religioso: diversidade e identidade. In: SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 5., 2008, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Sinodal; EST, 2008.
MARTINS FILHO, A. J. (Org.). Criança pede respeito: temas em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.
MARTINS FILHO, A. J. O lugar da criança. Pátio educação infantil, v. 6, n. 17, p. 10-13, 2008.
NÓVOA, A. Formação de professores e ação pedagógica. Lisboa: Educar, 2002.
OLENIKI, M. L. R.; DALDGAN, V. M. Encantar: uma prática pedagógica no ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 2004.
SANDER, B. Políticas educacionais e seus desdobramentos para a gestão da escola. In: SIMPÓSIO CATARINENSE DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO – AAESC, 23., 2006. Camboriú. Anais... Camboriú: AAESC, 2006. p. 17.
STEFFENS, M. P.; KLEIN, R. A primeira infância e o ensino religioso: encontro essencial. In: FUCHS, H. L. et al. Ensino religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo: Oikos, 2005. p. 155-160.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
WACHS, M. C. A didática do ensino religioso em cursos de formação de professores de ensino médio. In: WACHS, M. C. et al. (Org.). Práxis do ensino religioso na escola. In: SIMPÓSIO DE ENSINO RELIGIOSO, 4., 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: EST; Sinodal, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.