Igreja católica e ciências: por uma cultura do diálogo e da vida
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.7680Palavras-chave:
Ciências, Igreja católica, Fé, Bioética, Vida.Resumo
A Igreja Católica, no seu interesse em conhecer, servir e evangelizar, acompanha a sociedade de nossos dias em sua contínua transformação. A partir do Concílio Vaticano II, assume o diálogo como o caminho para estar em contato com o mundo em que vive. Tem consciência de que a reflexão deve ser desenvolvida num âmbito interdisciplinar, atenta ao evoluir das situações. Realiza isso a partir da experiência de fé, captando o sentido teologal presente nas diversas realidades e acontecimentos. Acompanha o avanço das ciências, hoje em especial a Bioética, num interesse embasado na Ética e numa escuta atenta das interpelações de Deus nos sinais dos nossos tempos. Fé e ciência passam a travar um diálogo necessário, numa relação de apreço e entendimento, uma podendo oferecer à outra uma contribuição enriquecedora e complementar. Existem conquistas das ciências que são irrenunciáveis e dotadas de grande valor. A Igreja Católica oferece uma visão integral do ser humano, superando todo reducionismo, calcada no valor da vida humana e de todas as formas de vida em nosso planeta.Downloads
Referências
AGOSTINI, N. Teologia moral: entre o pessoal e o social. Petrópolis: Vozes, 1995.
AGOSTINI, N. A crise ecológica: o ser humano em questão. Atualidade da proposta franciscana. In: SILVA MOREIRA, A. da. (Org.). Herança franciscana. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 199-219.
AGOSTINI, N. As conferências episcopais: América Latina e Caribe. Aparecida: Santuário, 2007.
AGOSTINI, N. Ética: diálogo e compromisso. São Paulo: FTD, 2010.
AGOSTINI, N. Introdução à teologia moral: o grande sim de Deus à vida. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
ANDRÉS, J. R. F. Teologia moral fundamental. 3. ed. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1999. (Serie Manuales de Teología n. 8).
BENTO XVI. Fede e scienza: un dialogo necessário. A cura di Umberto Casale. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana; Torino: Lindau, 2010.
BENTO XVI. Bento XVI aos estudantes católicos: não sejam medíocres, sejam santos. 2010. Disponível em: <http://www.zenit.org/pt/articles/bento-xvi-aos-estudantes-catolicos-nao-sejam-mediocres-sejam-santos>. Acesso em: 8 mar. 2013.
BRUNO, G.; GALILEI, G. Sobre o infinito, o universo e os mundos: o ensaiador. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
CONCÍLIO VATICANO II. A Igreja no mundo de hoje: constituição pastoral Gaudium et Spes. Petrópolis: Vozes, 1982.
CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO II. A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio. 7. ed.
Petrópolis: Vozes, 1980.
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Orientações educativas sobre o amor humano. L´Osservatore Romano, 1983. (Publicado também em SEDOC, Petrópolis, v. 16, p. 771-792, 1984).
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. A Doutrina social da igreja na formação presbiteral. Petrópolis: Vozes, 1989.
CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A FAMÍLIA. Sexualidade humana: verdade e significado. Orientações educativas em família. Petrópolis: Vozes, 1996.
DOUCET, L. La foi affrontée aux découvertes scientifiques. Lyon: Chronique Sociale, 1987.
ECCLESIA CATHOLICA. Conferenza episcopale piemontese. Gruppo di ricerca. I cristiani nell’epoca tecnologica. Leumann, Torino: Elle Di Ci, 1986.
GALVÃO, H. N. Notas sobre os conceitos de criação e pessoa. Communio, v. 20, n. 3, p. 276-279, 2003.
GUILLEBAUD, J.-C. O princípio de humanidade. Aparecida: Ideias & Letras, 2008.
JOÃO PAULO II. Familiaris Consortio. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1982.
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Sollicitudo Rei Socialis. Petrópolis: Vozes, 1988 .(Documentos Pontifícios, n. 218).
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Centesimus Annus. Petrópolis: Vozes, 1991. (Documentos Pontifícios, n. 241).
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Veritatis Splendor. Petrópolis: Vozes, 1993. (Documentos Pontifícios, n. 255).
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Evangelium Vitae. Petrópolis: Vozes, 1995. (Documentos Pontifícios, n. 264).
JOÃO PAULO II. Carta encíclica Fides et Ratio. Petrópolis: Vozes, 1998.
(Documentos Pontifícios, n. 275).
LAZLO, E. Conexão cósmica: guia pessoal para a emergente visão da ciência. Petrópolis: Vozes, 1999.
LOURENÇO, M. Razão e discurso: os católicos e o controle de natalidade. Petrópolis: Vozes, 2000.
MORIN, E. Ciência com consciência. Portugal: Europa-América, 1984.
OLIVEIRA, M. A. de. Relevância dos desdobramentos da física quântica e da biogenética para o agir e pensar atuais. In: LIMA, D. N. de; TRUDEL, J. Teologia em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2002. p. 175-205.
PAULO VI. Encíclica Eclesiam Suam. Petrópolis: Vozes, 1964. (Documentos Pontifícios, n. 147).
PAULO VI. O valor religioso do Concílio. In: KLOPPENBURG, B. (Org.). Concílio Vaticano II: quarta sessão. (nov.-dez. 1965). Petrópolis: Vozes, 1966.
PAULO VI. Exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1984. (Documentos Pontifícios, n. 188).
PIO XI. In multis solaciis (28 de outubro de 1936). Acta Apostolicae Sedis, n. 28, p. 421, 1936.
PONTIFÍCIO CONSELHO “COR UNUM”. A fome no mundo. Um desafio de todos: o desenvolvimento solidário. Petrópolis: Vozes, 1997.
POUPARD, P. Science et foi. Tournai: Desclée International, 1982.
SÃO BOAVENTURA. Itinerarium mentis in Deum (1259). Quaracchi:
Edizioni di Quaracchi, 1882-1902.
SGRECCIA, E. Manuale di bioetica. Milano: Vita e Pensiero, 1988.
STRUMIA, A. Scienze e la pienezza della razionalità. Siena: Cantagalli, 2003.
TETTAMANZI, D. Bioetica: nuove frontiere per l’uomo. 2. ed. riveduta e ampliata. Casale Monferrato: PIEMME, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.