Antecipar o “Apagar das Luzes”? Religião, Arte, Subjetividade e Sociedade no Conto “O artista da fome” (Ein Hungerkünstler) de Franz Kafka

Autores

  • Manoel Ribeiro de Moraes Junior Universidade Estadual do Pará, Belém, PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.001.AO02

Resumo

Este trabalho não procura enquadrar o conto O Artista da Fome de Franz Kafka às categorias teóricas da filosofia ou da teologia, muito menos subjuga-la às interpretações das Ciências da Religião. Menos que isto, este trabalho procura colher pistas de expressões humanas à luz de aspectos culturais que entendem-se ser religioso e teológico, porém, com compromisso maior de compreender e explicar a densidade do humano que, por sua vez, se mostra melhor no palco principal de sua mais importante revelação: a narrativa como tessitura exposta e significada da auto-compreensão humana sobre seus mundos físico, social e subjetivo. Na primeira parte deste artigo, procuraremos destacar os aspectos do imaginário judaico e social no qual circunscreviam comportamentos da época de Franz Kafka. Na parte seguinte, trataremos do Artista da Fome. Um personagem que revela a tensão entre o “viver humano”, a fome e a indiferença por meio dos serviços de empregabilidade alienante e da sociabilidade posta sem afetividade. Na última parte, será exposta uma dimensão sobre a antropologia reprimida em tempos de prevalência de imperativos desenvolvimentistas, mas que é fundamental para os ideais de política democrática e estofo para qualquer sociedade que se permita à tensão equiparada entre liberdade e justiça. A hipótese deste trabalho aponta para o fato de que a supressão da autonomia humana é abertura para tempos terminais da história e da política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, H. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia de bolso, 2008.

ARISTÓTELES. Obras completas XIII. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1969.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Braziliense, 1994. (Obras escolhidas v. 1.)

O OVO DA SERPENTE. Direção de Ingmar Bergman. Alemanha: Rialto Film Dino de Laurentis Corporation (EUA), 1977. [Título original: Das Schlangenei].

CONCEIÇÃO, D. R. Teologias e Literaturas III: Aspectos Religiosos em Machado de Assis. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.

ESSEN, G.; MAGNUS, S. (Eds.). Kant e a Teologia. São Paulo: Loyola, 2010.

FREUD, S. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GAY, P. Freud: Uma vida para o nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

KAFKA, F. Um artista da fome e A construção. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LÖWY, M. Redenção e utopia: O judaísmo libertário na Europa Central. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LÖWY, M. Sonhador Insubmisso. Rio de Janeiro: Azogue, 2005.

MANNHEIM, K. Sociologia do Espírito. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ROSENZWEIG, F. La Estrela de la Redención. Salamanca: Sígueme, 1997.

RICOEUR, P. O si-mesmo como um outro. São Paulo: Papirus, 1991.

SCHOLEM, G. O nome de Deus – A Teoria da Linguagem e outros estudos de Cabala e Mística: Judaica III. São Paulo: Perspectiva, 1999.

TILLICH, P. Teologia Sistemática. 5. ed. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia/ Editora Sinodal, 2005.

VANINI, M. La teologia mistica. In: OCCHIPINTI, G. Storia della teologia III. Bologna: EDB, 1996.

VERNANT, J-P. Entre Mito e Política. São Paulo: EdUSP, 2001.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

Ribeiro de Moraes Junior, M. (2017). Antecipar o “Apagar das Luzes”? Religião, Arte, Subjetividade e Sociedade no Conto “O artista da fome” (Ein Hungerkünstler) de Franz Kafka. Revista Pistis & Praxis, 9(1), 281–308. https://doi.org/10.7213/2175-1838.09.001.AO02