Religião e educação, um diálogo emergente: do teórico ao prático para constituição de uma área de conhecimento [I]
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistapistispraxis.06.002.ds04Palavras-chave:
Religião, Ensino Religioso, Secularização.Resumo
Este artigo tem por objeto o Ensino Religioso na sala de aula, visto como disciplina curricular, e apresenta o que podem ser observados como elementos constituintes para uma epistemologia que subsidie uma área de conhecimento de forma a abordar o fenômeno religioso em chave pedagógica. Tivemos a preocupação de tratar da Religião enquanto processo de educação que se coloca além do debate de domínio confessional. Assumimos que será por uma postura pedagógica que a religião, uma das atividades definidoras do homem contemporâneo, deverá ser abordada para assim chegarmos ao entendimento sobre boa parte dos dados constituintes das relações humanas produzidas na pluralidade das sociedades contemporâneas, marcadas pela peculiaridade da laicidade e de seu contexto originário, definido como secularização. Para atendermos a este desafio e proposta adotamos a postura crítica/ pragmática subsidiada pelo pensamento de Richard Rorty e articulada à proposta de uma Teologia Pública pós-metafísica. A atividade do educar, mais do que assumir a transmissão e informação sobre conteúdos, precisa tratar dos diversos e plurais lugares, como também das linguagens de produção e desenvolvimento desse conhecimento que identifica a peculiaridade da existência humana. Diante da necessidade pragmática e até muitas vezes de um sentido fortemente utilitarista, a emergência de uma visão simbólica, e por que não se dizer mistérica das capacidades e habilidades que devem estar presentes nas ações humanas para enfrentar o mundo com o qual somos confrontados, é matéria que não fica fora de suas preocupações. Mas deve a educação se constituir de “ferramentas” apropriadas para poder desempenhar com satisfação essa tarefa.
Downloads
Referências
BOTTON, A. Religião para ateus. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.
CABANAS, J. M. Q. Las creencias y la educación: pedagogia cosmovisional. Barcelona: Herder, 2001.
CATROGA, F. Entre deuses e césares: secularização, laicidade e religião civil. Coimbra: Almedina, 2006.
CROATTO, J. S. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2001.
DERRIDA, J.; VATTIMO, G. (Org.). A religião: o seminário de Capri. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
ECO, U.; MARTINI, C. M. Em que crêem os que não crêem?. Rio de Janeiro: Record, 2005.
ELIADE, M. Origens: história e sentido nas religiões. Lisboa: Edições 70, [1989].
KUNG, H. Uma ética global para a política e economia mundiais. Petrópolis: Vozes, 1999.
MESLIN, M. A experiência humana do divino: fundamentos de uma antropologia religiosa. Petrópolis: Vozes, 1992. OTTO, R. O Sagrado. Lisboa: Edições 70, 1992.
RORTY, R. Contingência, ironia e solidariedade. Lisboa: Edtorial Presença, 1992.
RORTY, R.; VATTIMO, G. O futuro da religião: a solidariedade, caridade, ironia. Rio de Janeiro: Relumé-Dumará, 2006.
TAYLOR, C. Uma era secular. São Leopoldo: Unisinos, 2010.
TILLICH, P. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2009.
ZABALA, S. Introdução. In: RORTY, R.; VATTIMO, G. O Futuro da religião: solidariedade, caridade e ironia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2006. Recebido:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.