Uma aproximação entre o papel da memória no Êxodo e no retorno do Exílio babilônico e suas consequências para as mulheres estrangeiras no seio da Yehud persa
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.003Palavras-chave:
Êxodo, Exílio, Mulheres estrangeiras, Yehud persaResumo
Esse artigo deseja aproximar a questão da memória e do imaginário presentes em dois momentos do Antigo Testamento: no Êxodo e no retorno do Exílio babilônico e verificar sua consequência para as mulheres estrangeiras no seio da Yehud persa. Verificaremos como, nesses casos, a recordação é utilizada de forma oposta (uma vez como não desejada, outra como positiva e, por fim, para repudiar as estrangeiras), sendo empregada conforme a necessidade do momento histórico do Povo de Deus. Observaremos igualmente o papel da idealização do passado, para então notarmos as consequências e a contribuição para a miséria das mulheres estrangeiras no seio da sociedade pós-exílica da Yehud persa.
Downloads
Métricas
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2022.
ARAÚJO, Matheus T. M. Remarks on Nehemias and the Idea of “Overtaxation” in Persian Yehud. Vaira História, vol. 38, n. 78, Belo Horizonte, set-dez 2022.
ASSMANN, Jan. Exodus: die Revolution der Alten Welt. Munique: C.H. Beck, 2015.
Bibel – Einheitsübersetzung der Heiligen Schrift. Stuttgart: Katholische Bibelanstalt GmbH, 2016.
Tradução Ecumênica da Bíblia/TEB – notas integrais, tradução ecumênica. São Paulo: Edições Loyola, 2020.
CHAMPLIN, Russell N. Novo dicionário bíblico. São Paulo: Hagnos, 2018.
LIPSCHITS, Oded. “Those who live in these ruins in the land of Israel” (Ezekiel 33:24): some thoughts on living in the shadow of the ruins in Persian-period Judah. De Gruyter, 2024.
LUZA, Nilo. Etapas da história de Israel – O período persa (538-333 AC), publicado em 05/08/2014, acessível em https://www.paulus.com.br/portal/etapas-da-historia-de-israel-o-periodo-persa-538-333-ac/, consultado em 08/04/2025.
MARCHADOUR, Alain; NEUHAUS, David. Land, Bibel und Geschichte. Berlim: AphorismA Verlag, 2011.
MONTEFIORE, Simon S. Jerusalém, a biografia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2018.
RAVASI, Gianfranco. O alfabeto de Deus. Aparecida: Editora Santuário, 2024.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora UNICAMP, 2023.
ROSSI, Luiz Alexandre S. Cultura militar e de violência no Mundo Antigo – Israel, Assíria, Babilônia, Pérsia e Grécia. São Paulo: Annablume Editora, 2008.
VENTER, Pieter M. A dissolução dos casamentos em Esdras 9–10 e Neemias 13 revisitada. HTS Theological Studies, vol. 74, nº 4, 2018, acessível em https://hts-org-za.translate.goog/index.php/hts/article/view/4854/10965?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc, consultado em 13/11/2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.

