Explorando a materialidade do monumento de Dario I em Behistun (Bīsitūn): texto, imagem e performance no Império Aquemênida (c. 550-330 a.C.)
DOI:
https://doi.org/10.7213/2175-1838.17.003.DS03Palavras-chave:
Behistun, Archaeologies of Emotions, Image Theory, Achaemenid Art, Archaeologies of the SensesResumo
A iconografia oficial Aquemênida tem sido tradicionalmente interpretada como “arte” contemplativa ou como “propaganda” imperial. No entanto, considerar os relevos monumentais unicamente como expressões canônicas de excelência estética é algo anacrônico. Além disso, o termo “propaganda” pode ser inadequado quando utilizado sem considerar o meio específico em questão (relevos, papiros, estelas, etc.). Para aprofundar nossa compreensão da cultura visual Aquemênida, são necessárias novas abordagens interpretativas. No caso específico do monumento de Behistun, estudos recentes passaram a explorar suas dimensões performativas e sua capacidade de provocar respostas emocionais. Seguindo essa direção, propomos uma reavaliação do conceito Aquemênida de “imagem”, tal como articulado na inscrição de Behistun e em outros documentos Aquemênidas. Nosso objetivo é avaliar como o termo persa antigo patikara- foi conceituado e como a interação entre texto e imagem operava na experiência vivida. Com base na interpretação de Bahrani do termo ṣalmu na tradição assiro-babilônica, argumentamos que o monumento pretendia encarnar a presença perpétua da justiça.
Downloads
Métricas
Referências
AHN, Gregor. Religiöse Herrscherlegitimation im Achämenidischen Iran: Die Voraussetzungen und die Struktur ihrer Argumentation. Leiden: Brill, 1992.
AMIET, Pierre. L’art achéménide. Acta Iranica, v. I. Leiden: E.J. Brill, 1974.
AMIRI PARIAN, Saber; MAHMOUDI, Keyvan. A New Reading of the 70th Paragraph of the Behistun Inscription. Cuneiform Digital Library Bulletin, Los Angeles, n. 2024:3, 15 out. 2024. Disponível em: http://www.cdli.ucla.edu/pubs/cdlb/2024/cdlb2024_003.html. Acesso em: 23 maio 2025.
AZARPAY, Guitty. Designing the Body: Human Proportions in Achaemenid Art. Iranica Antiqua, v. 19, p. 169-184, 1994.
BACHELOT, Luc. La Fonction Politique des Reliefs Néo-Assyriens. In: CHARPIN, D.; JOANNÈS, F. (eds.). Études sur la Civilisation Mésopotamienne Offertes à Paul Garelli. Paris: Éditions Recherche sur les Civilisations, 1991.
BAGG, A. Where is the public? A new look at the brutality scenes in Neo-Assyrian royal inscriptions and art. In: BATTINI, L. (Org.). Making Pictures of War. Realia et Imaginaria in the Iconology of the Ancient Near East. Oxford: Archeopress, 2016. p. 57-82.
BAHRANI, Zainab. The Graven Image: Representation in Babylonia and Assyria. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2003.
BAHRANI, Zainab. The King’s Head. Iraq, v. 66, p. 115-119, 2004.
BAHRANI, Zainab. Rituals of War: The Body and Violence in Mesopotamia. New York: Zone Books, 2008.
BAHRANI, Zainab. The Infinite Image: Art, Time and the Aesthetic Dimension in Antiquity. London: Reaktion Books, 2014.
BARNEA, Gad. ‘The people universally were pleased’: the reception of the Behistun inscription and Achaemenid propaganda among Yahwists. Apresentação oral. In: UNIVERSITIES IN WALES INSTITUTE OF CLASSICS AND ANCIENT HISTORY ANNUAL CONFERENCE (UWICAH), Interconnective Approaches to the Ancient World, 2022. 20 nov. 2022, às 12:00.
BARNEA, Gad. Imitatio Dei, imitatio Darii: authority, assimilation and afterlife of the epilogue of Bīsotūn (DB 4:36–92). Religions, v. 16, n. 5, p. 597, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.3390/rel16050597. Acesso em: 22 maio 2025a.
BARNEA, Gad. Achaemenid-Zoroastrianism and Second Temple Literature: Imperial Context and Scribal Assimilation. A influência Persa/Aquemênida na Teologia Judaíta do pós-exílio. Palestra apresentada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, 24 abr. 2025b.
BASELLO, Gian Pietro et al. Dariosh Studies I: The Achaemenid Royal Inscriptions in an Intertextual Perspective. Napoli: Università degli Studi di Napoli ‘L'Orientale’, 2012.
BEAULIEU, Paul-Alain. Official and Vernacular Languages: The Shifting Sands of Imperial and Cultural Identities in First-Millennium B.C. Mesopotamia. In: SANDER, Seth L. (ed.). Margins of Writing, Origins of Cultures. Chicago: The Oriental Institute of the University of Chicago, 2006.
BELTING, Hans. An Anthropology of Images: Picture, Medium, Body. Translated by Thomas Dunlap. Princeton; Oxford: Princeton University Press, 2011.
BENNETT, J. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. London: Duke University Press, 2010.
BOARDMAN, John. Persia and the West: An Archaeological Investigation of the Genesis of Achaemenid Art. London: Thames & Hudson, 2000.
BOIVIN, N. Material Cultures, material minds. The impact of things on human thought, society, and evolution. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
BONATZ, Dominik. Fear and Terror in Assyrian Palace Reliefs. In: SONIK, Karen; STEINERT, Ulrike (ed.). The Routledge Handbook of Emotions in the Ancient Near East. London: Routledge, 2023. p. 525-544.
BRIANT, Pierre. Histoire de l’Empire Perse: De Cyrus à Alexandre. Paris: Fayard, 1996.
CALMEYER, Peter. The subject of the Achaemenid tomb reliefs. In: PROCEEDINGS OF THE IIIrd ANNUAL SYMPOSION ON ARCHAEOLOGICAL RESEARCH IN IRAN, 1974, Teheran. Teheran: [s.n.], 1974. p. 235.
CAMERON, Georg G. The Monument of King Darius at Bisitun. Archaeology, v. 13, n. 3, p. 162-171, 1960.
CASSON, Stanley. Achaemenid Sculpture. In: POPE, Arthur Upham; ACKERMAN, Phyllis (ed.). A Survey of Persian Art. London; New York: Oxford University Press, 1964. p. 346-366.
CASTELLUCCIA, M. Iranian Reliefs through the Eyes of Western Travelers (14th–19th Centuries). Actual Problems of Theory and History of Art, v. 11, p. 203–214, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18688/aa2111-01-17. Acesso em: 24 maio 2025.
COLBURN, Henry P. Art of the Achaemenid Empire, and Art in the Achaemenid Empire. In: BROWN, Brian A.; FELDMAN, Marian H. (ed.). Critical Approaches to Ancient Near Eastern Art. Boston; Berlin: Walter de Gruyter, 2014.
CORNELIUS, Izak. ‘The eyes have it and the benign smile’ - The Iconography of Emotions in the Ancient Near East: From Gestures to Facial Expressions? In: KIPFER, Sara (ed.). Visualizing Emotions in the Ancient Near East. Fribourg; Göttingen: Academic Press; Vandenhoeck Ruprecht, 2017.
DANESHMAND, Parsa. New Phraseology and Literary Style in the Babylonian Version of the Achaemenid Inscriptions. In: ARCHI, Alfonso. Tradition and Innovation in the Ancient Near East. Proceedings of the 57th Rencontre Assyriologique Internationale at Rome, 4-8 July 2011. Winona Lake, Indiana: Eisenbrauns, 2015, p. 321-334.
DÉMARE-LAFONT, S. Dātu ša šarri. La “loi du roi” dans la Babylonie achéménide et séleucide. Revue Droit et Cultures, v. 52, n. 2, p. 13-26, 2006.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que Vemos, O que nos Olha. Tradução de Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010 [1998].
FELDMAN, Marian H. Darius I and the Heroes of Akkad: Affect and Agency in the Bisitun Relief. In: CHEG, Jack; FELDMAN, Marian H. (ed.). Ancient Near Eastern Art in Context: Studies in Honor of Irene J. Winter by her Students. Leiden; Boston: Brill, 2007. p. 265-286.
FERNANDES, Edrisi. Verdade e flechas na retórica e na estética dos antigos persas. Revista Estética e Semiótica, Brasília, v. 5, n. 2, p. 99–116, jul./dez. 2015.
FINN, Jennifer. Alexander's return of the tyrannicide statues to Athens. Historia: Zeitschrift für Alte Geschichte, Stuttgart: Franz Steiner Verlag, v. 63, n. 4, p. 385–403, 2014. FREEDMAN, Sally M. If a City is set on a Height. Vol. 1. Pennsylvania: University of Pennsylvania Museum, 1998.
FREUD, Sigmund. Das Unheimlich. Imago, v. 5, n. 6, p. 297–324, 1919.
GARRISON, Mark B. By the Favor of Auramazdā: Kingship and the Divine in the Early Achaemenid Period. In: IOSSIF, Panagiotis P.; CHANKOWSKI, Andrzej S.; LORBER, Catharine C. (ed.). More than Men, Less than Gods: Studies on Royal Cult and Imperial Worship. Leuven; Paris; Walpole, MA: Peters, 2011.
GARRISON, Mark B. Royal Achaemenid Iconography. In: POTTS, Daniel T. (ed.). The Oxford Handbook of Ancient Iran. Oxford: Oxford University Press, 2013., p. 566-595. Doi: 10.1093/oxfordhb/9780199733309.013.0041.
GARRISON, Mark B. Royal Achaemenid Iconography. In: POTTS, Daniel T. (ed.). The Oxford Handbook of Ancient Iran. Oxford: Oxford University Press, 2018.
GELL, Alfred. Art and Agency. Oxford: Clarendon, 1998.
GRANERØD, Gard. “By the Favour of Ahuramazda I Am King”: on the promulgation of a Persian propaganda text among Babylonians and Judaeans. Journal for the Study of Judaism, Leiden, v. 44, n. 4-5, p. 455–480, 2013. DOI: https://doi.org/10.1163/15700631-12340387.
GREENFIELD, Jonas Carl; PORTEN, Bezalel. The Bisitun Inscription of Darius the Great. Aramaic Version. London: Corpus Inscriptionum Iranicarum, 1982.
GRILLOT-SUSINI, Françoise; HERRENSCHMIDT, Clarisse; MALBRAN-LABAT, Florence. La Version Élamite de la Trilingue de Behistun: Une Nouvelle Lecture. Journal Asiatique, v. 281, n. 1-2, p. 19-59, 1993.
GRUEN, Erich S. Rethinking the Other in Antiquity. Princeton: Princeton University Press, 2011.
HALLOCK, Richard T. Persepolis Fortification Tablets. Chicago: University of Chicago / Oriental Institute Publications, 1969.
HAMILAKIS, Yannis. Archaeologies of the Senses. In: INSOLL, Timothy (ed.). The Oxford Handbook of the Archaeology of Ritual and Religion. Oxford: Oxford University Press, 2012. Doi: 10.1093/oxfordhb/9780199232444.013.0016.
HENKELMAN, Wouter Franklin Merijn. The Other Gods Who Are: Studies in ElamiteIranian Acculturation Based on the Persepolis Fortification Texts. Achaemenid History XIV. Leiden: Nederlands Instituut voor het Nabije Oosten, 2008.
HICKS, D. The material-cultural turn. Event and effect. In: D. HICKS e M. BEAUDRY (eds.). The Oxford handbook of material culture studies. Oxford: Oxford University Press, 2010, p. 25-98.
HODDER, I. Entangled: an archaeology of relationship between humans and things. Malden Oxford: Wiley-Blackwell, 2012.
HOLTZ, S. E. Neo-Babylonian Trial Records. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2014.
JACKSON, Abraham Valentine Williams. The Great Behistun Rock and some results of a re-examination of the Old Persian inscriptions on it. Journal of the Royal Asiatic Society, vol. 24, 1903.
JACOBS, Bruno. Der Sonnengott im Pantheon der Achämeniden. In: KELLENS, J. (Org.). La religion iranienne à l’époque achéménide – Actes du Colloque de Liège 11 décembre 1987. Gent: Iranica Antiqua – Supplément V, 1991. p. 49–80.
JACOBS, Bruno. Herrschaftsideologie und Herrschaftsdarstellung bei den Achämeniden. In: LANFRANCHI, Giovanni; ROLLINGER, Robert. Concepts of Kingship in Antiquity. Padova: S.A.R.G.O.N Editrice, 2010, p. 107-113.
JACOBS, Bruno. Achaemenid Art – Art in the Achaemenid Empire. In: JACOBS, Bruno. ROLLINGER, Robert. (eds.) A Companion to the Achaemenid Persian Empire. 2 Vols. Hoboken (New Jersey): Wiley Blackwell, 2021, p. 749-768. Doi: https://doi.org/10.1002/9781119071860.ch55.
JONKER, Louis C. Achaemenid understanding of law and justice in Darius I’s tomb inscriptions: are there any connections with Hebrew Bible Pentateuchal conceptions? Scandinavian Journal of the Old Testament, Abingdon, v. 33, n. 1, p. 24–41, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/09018328.2019.1599625. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09018328.2019.1599625. Acesso em: 23 maio 2025.
JONKER, Louis C. Imperialism and lingualism in Achaemenid Persia. In: JONKER, Louis C.; BERLEJUNG, Angelika; CORNELIUS, Izak (org.). Multilingualism in ancient contexts: perspectives from Ancient Near Eastern and Early Christian contexts. 1. ed. Stellenbosch: African Sun Media; SUN PReSS, 2021. p. 184–203. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/j.ctv1nzfzj0.12. Acesso em: 23 maio 2025.
JONKER, Louis C. Achaemenid language politics in Ezra–Nehemiah. In: FULTON, Deirdre N.; RISTAU, Kenneth A.; GREER, Jonathan S.; COHEN, Margaret E. (org.). The formation of biblical texts: chronicling the legacy of Gary N. Knoppers. Tübingen: Mohr Siebeck, 2024. p. 279–296. (Forschungen zum Alten Testament, 176).
KELLENS, Jean; PIRART, Eric. Les texts vieil-avestiques. Volume 1 : introduction, texte et traduction. Wiesbaden : Ludwig Reichert, 1988.
KENT, Roland G. Old Persian: Grammar, Texts, Lexicon. New Haven, Connecticut: American Oriental Society, 1950.
KHATCHADOURIAN, Lori. Imperial matter: Ancient Persia and the archaeology of empires. Oakland: University of California Press, 2016. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/10.1525/j.ctt1ffjn7j>. Acesso em: 26 jun. 2022.
KING, Leonard William; THOMPSON, Reginald Campbell. The Sculptures and Inscription of Darius the Great on the Rock of Behistun in Persia. London: Longmans & Co., 1907.
KOSMIN, Paul J. A New Hypothesis: The Behistun Inscription as Imperial Calendar. Iran - Journal of the British Institute of Persian Studies, 2018. Doi: https://doi.org/10.1080/05786967.2018.1505442.
KRATZ, Reinhard G. Ahiqar and Bisitun. The Literature of the Judeans at Elephantine. In: KRATZ, Reinhard G.; SCHIPPER, Bernd U. (eds.). Elephantine in Context: Studies on the History, Religion and Literature of the Judeans in Persian Period Egypt. Zürich: Mohr Siebeck, 2022, p. 301-322.
LATOUR, B. Reagregando o Social: uma Introdução à teoria do Ator-Rede. Trad. de C. I. da Costa. Bauru: EDUSC, 2012.
LEFEBVRE, M. Collections, Codes and Torah: the re-characterization of Israel’s written law. New York: T & T Clark, 2006.
LUSCHEY, Heinz. Studien zu dem Darius-Relief in Bisutun. AMI, Neue Folge, v. 1, p. 63-94, 1968.
MALBRAN-LABAT, Florence. La Version Akkadienne de l’Inscription Trilingue de Darius à Behistun. Roma: Gruppo Editoriale Internazionale, 1994.
MATHESON, Sylvia A. Persia: An Archaeological Guide. London: Faber and Faber Limited, 1979.
MCMAHON, Augusta. The sensory world of Mesopotamia. In: SKEATES, Robin; DAY, Jo (ed.). The Routledge Handbook of Sensory Archaeology. London; New York: Routledge, 2019.
MCFERRIN, Neville. The tangible self: embodiment, agency, and the functions of adornment in Achaemenid Persia. In: CIFARELLI, Megan (ed.). Fashioned selves: dress and identity in antiquity. Oxford; Philadelphia: Oxbow Books, 2019. p. 233–248.
MENESES, U. T. B. de. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos Domínios da História. São Paulo: Elsevier, 2012, pp. 243-262.
MITCHELL, Terence C. Biblical Archaeology in the Persian Period. In: CURTIS, John (ed.). Studies in Ancient Persia and the Achaemenid Period. Cambridge: James Clarke & Co. Ltd., 2020, p. 51-157.
MOORE, James D.; LEPPER, Verena. Dataset 306603 (= Pap. Berlin P. 13447). ERC-Project ELEPHANTINE. [S.l.]: [s.n.], 29 jul. 2022. Disponível em: https://elephantine.smb.museum/objects/object.php?o=306603. Acesso em: 23 maio 2025. Licença: Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA).
NADALI, Davide. Bas-reliefs as a Source for Neo-Assyrian History. In: LANFRANCHI, G. B.; MATTILA, R.; ROLLINGER, R. (eds.). Writing Neo-Assyrian History: Sources, Problems, and Approaches. Helsinki: Neo-Assyrian Text Corpus Project / Foundation for Finnish Assyriological Research, 2019. p. 309–328.
NAGEL, Alexander. Color and Meaning in the art of Achaemenid Persia. Cambridge: Cambridge University Press, 2023.
NEUMANN, Kiersten; THOMASON, Allison (ed.). The Routledge Handbook of the Senses in the Ancient Near East. London; New York: Routledge, 2022.
NYLANDER, Carl. Achaemenid Imperial Art. In: LARSEN, Mogens Trolle (ed.). Mesopotamia, Power and Propaganda: A Symposium on Ancient Empires. Copenhagen: Akademisk Forlag, p. 345-359.
OLSEN, B. In Defense of Things. New York: Rowman & Littlefield, 2010.
PORTEN, B. Elephantine papyri. In: FREEDMAN, D. N. (ed.). The Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1992. v. 2, p. 445-455.
PIRNGRUBER, Reinhard. Jurisdiction. In: JACOBS, Bruno; ROLLINGER, Robert (ed.). A Companion to the Achaemenid Persian Empire. Hoboken, NJ: Wiley Blackwell, 2021. p. 1087-1096. Doi: https://doi.org/10.1002/9781119071860.ch75.
RANIERI, Leandro. Os relevos palacianos assírios em contexto, Tempos Históricos, v. 22, 2018, p. 370-401.
RANIERI, L. P.; FATTORI, A. Mãos na argila: notas para uma abordagem da materialidade da escrita cuneiforme. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 29, 2021, pp.1-34.
REDE, M. História e Cultura Material. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos Domínios da História. São Paulo: Elsevier, 2012, pp.133-150.
REDE, M. A Materialidade e o Divino na Antiga Mesopotâmia: Questões Teóricas e Possibilidades Analíticas. In: TEIXEIRA-BASTOS, M.; PORTO, V. C. (orgs.). Arqueologia do Oriente Antigo: A Materialidade através do tempo. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados USP, 2024a, pp.144-167.
REDE, Marcelo. A imagem da violência e violência da imagem. Varia Historia, Belo Horizonte, vol. 34, n. 64, p. 81-121, jan/abr 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/3jnkb2tp . Acesso em: 03 de fevereiro de 2025.
RICHTER, Gisela M. A. Greeks in Persia. American Journal of Archaeology, v. 50, n. 1, p. 15-30, 1946.
ROLLINGER, Robert. Royal Strategies of Representation and the Language(s) of Power: Some Considerations on the Audience and the Dissemination of the Achaemenid Royal Inscriptions. In: PROCHÁZKA, Stephen; REINFANDT, Lucian; TOST, Sven; WAGENSONNER, Klaus (eds.). Official Epistolography and the Language(s) of Power: Proceedings of the 1st International Conference of the NFN ‘Imperium and Officium’: Comparative Studies in Ancient Bureaucracy and Officialdom. University of Vienna, 10-12 Nov., 2010, Papyrologica Vindobonensia, vol. 8. Vienna: Verlag der Österreichischen Akademia der Wissenschaften, 2015, p. 117-130.
ROOT, Margaret Cool. The King and Kingship in Achaemenid Art: Essays on the Creation of an Iconography of Empire. Leiden: Brill, 1979.
ROOT, Margaret Cool. Defining the divine in Achaemenid Persian kingship. In: DUINDAM, Jeoren (ed.). Every inch a king: comparative studies on kings and kingship in the Ancient and Medieval Worlds. Leiden; Boston: Brill, 2013. p. 23-66.
ROOT, Margaret Cool. Statuary and Relief. In: JACOBS, Bruno; ROLLINGER, Robert (ed.). A Companion to the Achaemenid Persian Empire. Hoboken, NJ: Wiley Blackwell, 2021. p. 1377-1396. Doi: https://doi.org/10.1002/9781119071860.ch94.
ROSSI, Adriano Valerio. Languages and Script. In: JACOBS, Bruno; ROLLINGER, Robert. (eds.). A Companion to the Achaemenid Persian Empire. 2 Vols. Hoboken, NJ: Wiley Blackwell, 2021a, p. 53-60. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/9781119071860.ch4>. Acesso em: 26 jun. 2022. doi: https://doi.org/10.1002/9781119071860.ch4.
ROSSI, Adriano Valerio. The Inscriptions of the Achaemenids. In: JACOBS, Bruno; ROLLINGER, Robert. (eds.). A Companion to the Achaemenid Persian Empire. 2 Vols. Hoboken, NJ: Wiley Blackwell, 2021b, p. 75-86. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/9781119071860.ch6> Acesso em: 26 jun. 2022. doi: https://doi.org/10.1002/9781119071860.ch6.
ROSSI, Adriano Valerio. Once again on DB / AE L and DB / OP iv 89-92. In: SCHMITT, Rüdiger; ROSSI, Adriano Valerio; PANAINO, Antonio; FILIPPONE, Ela; SADOVSKI, Velizar. (eds.). Achaime-nidika 1. Wien: Verlag der Österreichischen Akademie der Wissenschaften, p. 31-54, 2020.
ROSSI, Adriano Valerio. The Inscriptions of the Achaemenids. In: JACOBS, Bruno; ROLLINGER, Robert (ed.).
A Companion to the Achaemenid Persian Empire. Hoboken, NJ: Wiley Blackwell, 2021. p. 75-86. Doi: https://doi.org/10.1002/9781119071860.ch6.
ROYLE, Nicholas. The Uncanny. Manchester: Manchester University Press, 2003.
SCHMIDT, Erich F. Persepolis I: structures, reliefs, inscriptions. Chicago: The University of Chicago Press, 1953. (Oriental Institute Publications, v. 68).
SCHMITT, Rüdiger. The Bisitun Inscriptions of Darius the Great: Old Persian Text. London: Corpus Inscriptionum Iranicarum, 1991.
SCHMITT, Rüdiger. The Old Persian Inscriptions of Naqsh-i Rustam and Persepolis. London: Corpus Inscriptionum Iranicarum, 2000.
SCHMITT, Rüdiger. BISOTUN i. Introduction. Encyclopaedia Iranica, v. 4, n. 3, p. 289-290, 2000b. Disponível em: https://iranicaonline.org/articles/bisotun-i. Acesso em: 30 nov. 2022.
SCHMITT, Rüdiger. Wörterbuch der altpersischen Königsinschriften. Wiesbaden: Reichert Verlag, 2014.
SEGAL, J. B. Aramaic texts from North Saqqâra: with some fragments in Phoenician. Contrib. H. S. Smith. London: Egypt Exploration Society, 1983. (Texts from Excavations; Sixth Memoir). ISBN 0-85698-083-8.
SEIDL, Ursula. Ein Monument Dariu’s I. aus Babylon. Zeitschrift für Assyriologie, v. 89, p. 101-114, 1999. Doi: https://doi.org/10.1515/zava.1999.89.1.101.
SKJÆRVØ, Prods Oktor. Avestan Quotations in Old Persian? Literary Sources of the Old Persian Inscriptions. Irano-Judaica, v. 4, p. 1-64, 1999.
SKJÆRVØ, Prods Oktor. Old Iranian. In: WINDFUHR, Gernot (ed.). The Iranian Languages. London; New York: Routledge, 2009. p. 43-195.
SKJÆRVØ, Prods Oktor. An Introduction to Old Persian. 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/72410563/Old_Persian_Primer. Acesso em: 24 maio 2025.
SLANSKI, Kathryn. The Mesopotamian ‘Rod and Ring’: Icon of Righteous Kingship and Balance of Power between Palace and Temple. Proceedings of the British Academy, v. 136, p. 37-59, 2007.
SLANSKI, Kathryn. The Law of Hammurabi and Its Audience. Yale Journal of Law & the Humanities, v. 24, n. 97, p. 97-110, 2012.
SLANSKI, Kathryn. Justice. In: ETXABE, Julen (ed.). A Cultural History of Law in Antiquity. Great Britain: Bloomsbury Publishing, 2019.
SONIK, Karen. Awe as Entangled Emotion: Prosociality, Collective Action, and Aesthetics in the Sumerian Gilgamesh Narratives. In: SONIK, Karen; STEINERT, Ulrike (ed.). The Routledge Handbook of Emotions in the Ancient Near East. London: Routledge, 2023. p. 487-524.
STAVIS, Jacob Marc. The Formation of Achaemenid Art: Beyond Iconography and Attribution. New York: Columbia University, 2020.
TREUK (Medeiros de Araujo), Matheus. A inscrição de Behistun (c. 520 a.C.): tradução do texto Persa Antigo para o Português, introdução crítica e comentários. Revista de História, São Paulo, n. 182, p. 1–35, 2023a. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.199429. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/199429. Acesso em: 24 maio. 2025.
ARAUJO, Matheus Treuk Medeiros de. Achaemenid court eunuchs in their Near Eastern context: images in the longue durée. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 31, p. 1–37, 2023b. DOI: 10.11606/1982-02672023v31e34. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/213749. Acesso em: 24 maio. 2025.
VALLAT, François. Darius, l’héritier légitime, et les premiers Achéménides. In: ÁLVAREZ-MON, Javier; GARRISON, Mark B. (ed.). Elam and Persia. Winona Lake, Indiana: Eisenbrauns, 2011. p. 263-285.
VAN DEN TOORN, Karel. Israelite Religion: from tribal beginnings to scribal legacy. New Haven and London: Yale University Press, 2025.
VON VOIGTLANDER, Elizabeth Nation. The Bisitun Inscription of Darius the Great: Babylonian Version. London: Corpus Inscriptionum Iranicarum, 1978.
WAGNER-DURAND, E. Visualizing and Evoking the Emotion Fear in and through Neo-Assyrian Orthostat Reliefs. In: HOREJS, Barbara et al. (ed.). Proceedings of the 10th International Congress on the Archaeology of the Ancient Near East, 25-29 April 2016, Vienna. Wiesbaden: Harrassowitz Verlag, 2018.
WENDE, Janine. Akkadian Emotion Terms. In: SONIK, Karen; STEINERT, Ulrike (ed.). The Routledge Handbook of Emotions in the Ancient Near East. London: Routledge, 2023. p. 150-170.
WESTBROOK, Raymond (ed.). A history of ancient Near Eastern law. v. 1. Leiden; Boston: Brill, 2003.
WIESEHÖFER, Josef. Law and Religion in Achaemenid Iran. In: HAGEDORN, Anselm C.; KRATZ, Reinhard G. (ed.). Law and Religion in the Eastern Mediterranean: From Antiquity to Early Islam. Doi: 10.1093/acprof:oso/9780199550234.003.0003.
WINTER, Irene J. Sex, Rhetoric, and the Public Monument: The Alluring Body of Naram-Sîn of Agade. In: KAMPEN, N. B. et al. (ed.). Sexuality in Ancient Art. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
WINTER, Irene J. Agency Marked, Agency Ascribed: The Affective Object in Ancient Mesopotamia. In: WINTER, Irene J. (ed.). On Art in the Ancient Near East. Leiden: Brill, 2010. p. 42-62.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.

