O abuso espiritual como uma forma específica de abuso emocional: Uma delimitação conceitual para a sensibilização da violência psicológica na igreja.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.AO06

Resumo

Neste artigo, apresento o fenômeno do abuso espiritual como uma manifestação específica de abuso emocional. O abuso é definido como a instrumentalização prejudicial de pessoas para satisfazer necessidades pessoais ou para realizar os interesses de grupos ou instituições. O abuso emocional não envolve a violência física, mas ocasiona impactos no bem-estar e na saúde das vitimas, comparáveil aos ao abuso físico. O sofrimento psicológico causado se deve principalmente ao comprometimento das necessidades psicológicas básicas de autoeficácia e vínculo social. Por sua vez, o abuso espiritual é uma forma de abuso emocional em que a fé, em seu sentido mais amplo, é utilizada como um instrumento manipulativo e de exercício de poder prejudicando a outrem. Desta forma, o abuso espiritual compartilha semelhanças com o abuso emocional, embora possua características distintivas. O abuso espiritual é amplamente presente no ambiente eclesiástico e muitas vezes antecedendo o abuso sexual. A relevância destes aspectos ficou abordada no âmbito teológico nos últimos anos. Este artigo visa contribuir para a sensibilização sobre a prática da violência psicológica na ireja através de uma análise interdisciplinar, sob as perspectivas psicológica e teológica. Intenciona-se tecer este entrelaçamento entre o fenômeno do abuso espiritual e o abuso emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefa Woditsch, Universidade Católica de Eichstätt/Ingolstadt (Bavaria, Alemanha)

Josefa Woditsch

E-mail: [email protected]

Graduação:

Mestrado em Teologia

 

Profissão:

Assistente de pesquisa e docente no Departamento de Dogmática na Universidade Católica de Eichstätt/Ingolstadt (Bavaria, Alemanha)

 

Website:

https://www.ku.de/thf/dogmatik-und-dogmengeschichte/mitarbeitende/josefa-woditsch

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Woditsch, J. (2024). O abuso espiritual como uma forma específica de abuso emocional: Uma delimitação conceitual para a sensibilização da violência psicológica na igreja. Revista Pistis & Praxis, 16(2), 372–388. https://doi.org/10.7213/2175-1838.16.002.AO06